Categorias: Tricas & Futricas

Alertando os espertos

Por
Da Redação

Esta informação vem de dentro do QG principal da futura governadora Mailza Assis e serve para quem se acha mais sabido do que ela. Em reunião de alinhamento, Mailza disse firme e pausadamente que “não vai deixar nenhum dos secretários que saírem para uma possível candidatura indicarem seus substitutos.” Então, que fique claro: “secretário que quiser disputar qualquer cargo eletivo que se viabilize, pois o Estado não bancará campanhas.” Dito isso, o silêncio foi geral!


Paredão

Reunião fechada que se estendeu pela noite de segunda-feira, reuniu secretários de estado, o “Zero Um” e a Zero Dois”. No dia mundial do café, nem o garçom do cerimonial foi autorizado a entrar no recinto. Teve lista de presença para diretores de autarquias. A pauta foi mantida em “segredo de estado”.


Frente ampla

Lideranças políticas de partidos de esquerda no país vivem dilemas em relação à criação de uma Frente Ampla. “Tenho trabalhado com os partidos aliados nessa direção”, disse a atual diretora Executiva da ABDI, Perpétua Almeida. “Petecão é um democrata e é nosso amigo. Tenho defendido que ele também seja um dos nossos candidatos”.


No entanto

A ex-deputada faz uma ressalva. “Se não tiver chapa competitiva, aí vamos abrir discussão na direção nacional e estadual para estudarmos possibilidades”.


“Com certeza”

E continua a ex-deputada: “E uma delas, com certeza, pode ser o Senado, que também estou pronta”. Em tempo: Perpétua, na última eleição, teve mais votos do que alguns federais que estão no exercício do mandato.


Guincho

Secretário de Agricultura de Rio Branco, Eracides Caetano, disse que precisa de um guincho para tirar um trator da prefeitura abandonado no Quixadá. Abandono que, segundo o vereador Eber Machado, já dura dois anos. Caetano disse que foi no fim do ano passado, há 4 meses.



Alguém

Alguém, de boa alma, empreste um guincho para o secretário!


Recepção calorosa

Os empresários Beto e Luciana Moretto recepcionaram a vice-governadora Mailza na fábrica Contri, em agenda pelo dia mundial do café. Mailza conheceu a linha de produção da empresa e reforçou o compromisso do estado com incentivos fiscais e de compras governamentais. Não faltou, é claro, uma degustação do bom café produzido pela pioneira indústria acreana.



Chama o Pedro Pascoal

O secretário de saúde do estado, Pedro Pascoal, aposta nos serviços itinerantes para ampliar os atendimentos no setor. Levou para Plácido de Castro em uma única ação: Neuropediatria, o programa Opera Acre e Oficina Ortopédica. “Chama o Pedro que ele resolve”, dizem os servidores pelos corredores da Sesacre.



Uso de crédito

É assustador, principalmente para o setor comercial, a capacidade de endividamento da população acreana. E não precisa ser nenhum especialista em economia para saber que tal fator está relacionado ao uso crescente de crédito com taxas elevadas e prazos longos: os famosos empréstimos reduzem o consumo e represa o ciclo produtivo de bens e serviços, impedindo o crescimento econômico. 95.538 famílias estão endividadas no Acre.


Folha de pagamento

Imaginem se o governo do estado atrasasse a folha de pagamento, o caos econômico estaria batendo à porta. Outro ponto positivo que ameniza essa situação diz respeito às contas atualizadas com os fornecedores. Os servidores públicos estão entre os mais endividados.


Dois leitores

Dois leitores fizeram contato com a coluna para alertar a Prefeitura de Rio Branco. O bloqueio da Rua Rui Barbosa está sendo feito por qualquer motivo pelo cerimonial da Prefeitura. “Outro dia, eram 3 Renault Kwid e hoje dois caminhões pequenos sendo entregues”. A fluidez do trânsito e os leitores agradecem. Feito o registro.


Peixe

E segue a agenda: todas as prefeituras com suas Feiras do Peixe. Em cada uma, o prefeito acha que tem o peixe mais bonito e mais gostoso.


Complemento

A proposta do Iphan de reconhecer os usos rituais da ayahuasca como patrimônio imaterial da cultura brasileira foi da então deputada federal Perpétua Almeida. Na época, o ministro da Cultura era Gilberto Gil. Para registro.


Vai pedir música

A ministra do meio ambiente, Marina Silva, já pode pedir música no Fantástico. Pela terceira vez consecutiva perdeu eleição do partido Rede Sustentabilidade para o grupo de Heloísa Helena. A eleição foi marcada por confronto entre os grupos na Justiça. No voto, o grupo da ex-senadora Heloísa venceu de lavada com 216 votos (73,5%) contra 78 votos (26,5%). Qual música Marina Silva vai pedir no fantástico?


Mais um ano

O Consórcio que projeta o fim dos lixões em todo o estado pediu mais um ano para que a ideia definitivamente saia do papel. Aos poucos, Bocalom vai empurrando as grandes obras para 2026, mesma estratégia que usou para a reeleição como prefeito. Depois da Covid-19, parece que o jargão de que eleitor tem memória curta se fortaleceu.



A volta das “formiguinhas”

O vice-prefeito Alysson Bestene anunciou a volta das “formiguinhas” nos movimentos do partido Progressistas no Acre. Ele se refere ao trabalho que foi encabeçado pela tia Nabiha. “Elegeu um governador, agora vamos eleger uma governadora mulher”, afirmou.


Sorriso discreto

O tio, Zeca Bestene, respondeu ao anúncio de Alysson com um tímido sorriso no canto da boca. Os dois, que já foram carne e unha, há muito não se bicam, andam em lados opostos dentro do mesmo grupo. Para Livio Veras, o gesto de Alysson foi um aceno para levantar a bandeira da paz na família.


E os Russos?

O governo federal por meio do MAPA anunciou acordo com o Peru para exportação de feijão-de-corda do Acre. Até aí tudo bem, mas, será que eles combinaram com os Russos [produtores rurais]?. Qual é mesmo a produção do feijão ‘caupi’, o nosso conhecido feijão-de-corda? Tem escala para exportação?


Band na rota

Uma equipe de jornalismo da TV Bandeirantes está no Acre para produzir uma reportagem especial sobre o Porto de Chancay e a Rota Quadrante Rondon. Estão previstas gravações pela BR-317 até a alfândega em Assis Brasil.


Compartilhe
Por
Da Redação