O estado do Acre ultrapassou a marca de 12 mil unidades de geração distribuída (GD), com base em energia solar, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualizados até esta segunda-feira (14). As informações constam do painel interativo da agência reguladora, alimentado a partir de dados fornecidos pelas distribuidoras de energia.
Ao todo, o Acre contabiliza 12.066 sistemas de geração solar fotovoltaica conectados à rede, com 13.084 unidades consumidoras recebendo créditos de energia por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). A potência instalada total já chega a 134.599,44 kW (ou 134,5 MW), o suficiente para abastecer uma cidade de médio porte.
A geração distribuída no estado é feita exclusivamente por radiação solar, sendo classificada como autoconsumo remoto em 478 das conexões. Essa modalidade permite que a energia gerada em um local seja usada para compensar o consumo de outra unidade de mesma titularidade, em local diferente.
Entre os municípios, Rio Branco concentra o maior número de sistemas e potência instalada. Apenas no bairro da capital, duas conexões registradas têm juntas mais de 318 mil kWh em créditos. O município de Acrelândia, por exemplo, soma 210 sistemas conectados, com potência total de 220 kW.
A classe comercial lidera o uso da energia solar distribuída no estado, com 1.210 sistemas conectados, representando 37.957 kW de potência. Em seguida vem o setor industrial, com 35 unidades e 2.555 kW de potência instalada.