Em reunião realizada com representantes das categorias nesta segunda-feira, 14, o prefeito Zequinha Lima assinou o Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores e propõe a isenção das taxas municipais de Renovação anual para o ano de 2025 dos trabalhadores do transporte.
A medida contempla todas as categorias do transporte público individual e coletivo, incluindo mototaxistas, taxistas, condutores de vans, frete de cargas (pampeiros), transporte de trabalhadores rurais e motoristas de aplicativo.
“Valorizamos o transporte coletivo. Estamos trabalhando em diversas frentes — como asfaltamento, sinalização e melhoria dos abrigos — mas também tomamos essa decisão de isentar o licenciamento anual para essas categorias, como forma de ajudar e melhorar a vida desses trabalhadores”, afirmou Zequinha Lima.
O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Jonas Lima, explicou que foi feito um esforço para ajustar a compensação financeira, e que a proposta visa aliviar os custos de operação dos permissionários diante dos altos preços de manutenção de veículos e combustíveis. “A isenção da renovação anual permitirá que esses profissionais invistam em segurança e em um atendimento de melhor qualidade à população”, destacou.
Os representantes das categorias agradeceram pelo apoio e se alegraram com a proposta. Para Elisson Lima, presidente do Sindicato dos Taxistas, a isenção traz alívio financeiro à categoria. “Beneficia nossa classe e graças a Deus com a isenção ajuda bastante a renda do taxista”, destacou.
Já Cláudio Antônio, representante dos mototaxistas, considerou a medida importante para todas as classes. “Para muitos pode parecer um valor pequeno, mas para nós representa um reforço no orçamento familiar. Estamos nas ruas todos os dias, faça chuva ou sol, e esse apoio faz diferença”, disse.
Ademar Barbosa, representante dos pampeiros, também celebrou o anúncio. “Essa ajuda veio em boa hora. O valor do licenciamento já chegou a pesar muito no nosso bolso. Hoje, com essa proposta, estamos sendo valorizados como categoria. Só temos a agradecer”, afirmou.
Confira as fotos: