Com foco na saúde mental de estudantes e profissionais da educação, a deputada federal Socorro Neri (PP/AC) realizou nesta segunda-feira (14), um seminário na Filmoteca da Biblioteca Pública Estadual, em Rio Branco, para debater os caminhos para a implementação da Lei nº 13.935/2019, que garante a presença de psicólogos e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica.
Durante o evento, foi reafirmada a urgência da efetivação da lei no Estado do Acre, com encaminhamentos que destacam a necessidade de um planejamento estruturado, considerando: a definição clara do papel da equipe multiprofissional nas escolas; a formação inicial e continuada dos profissionais; a criação dos cargos nos planos de carreira do magistério.
“Trata-se de uma política essencial para que o ambiente escolar se torne um espaço mais acolhedor e preparado para lidar com os desafios emocionais de educadores e estudantes”, destacou a deputada Socorro Neri. “A implementação da lei precisa ser prioridade para estados e municípios”.
O seminário reuniu representantes da educação, saúde, sistema de justiça, universidades e conselhos profissionais. Estiveram presentes:
Tião Flores (secretário-adjunto de Ensino do Estado), Alysson Bestene (secretário municipal de Educação e vice-prefeito de Rio Branco), Naluh Gouveia (conselheira do TCE/AC), Celso Rodrigues (Defensoria Pública do Estado), Elizângela Martins (secretária municipal de Senador Guiomard e representante da UNDIME), Maico Charles (CRP/AC), Maria Tarcisia de Medeiros (CRESS-AC), Ronilton Honorato (SINTEAC), Elizete Machado (Conselho Estadual de Educação), Vômea Araújo (UCME), deputada estadual Michelle Melo e o vereador João Paulo Silva.