O clima no Acre durante esta semana seguirá marcado por calor e pancadas de chuva isoladas, segundo previsão do tempo divulgada nesta segunda-feira, 14, pelo meteorologista Davi Friale. Apesar da instabilidade atmosférica, não há previsão de friagem para os próximos dias. No entanto, o alerta é para possíveis chuvas intensas entre o próximo sábado (19) e domingo (20) em diversas regiões do estado.
No domingo (13), um pulso de ar polar de fraca intensidade já havia provocado fortes chuvas em vários municípios acreanos. Em Rio Branco, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 75 milímetros de chuva em 24 horas. Já em Plácido de Castro, o volume ultrapassou os 106 milímetros, de acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA). Em Xapuri e Assis Brasil, também choveu acima dos 65 mm.
De acordo com Friale, as temperaturas máximas nesta semana devem oscilar entre 30 °C e 34 °C em todo o estado, podendo alcançar os 35 °C na sexta-feira e no sábado, especialmente no Alto Acre e nas regiões centrais. As mínimas devem ficar entre 22°C e 24°C, com possibilidade de chegar a 21°C em alguns pontos durante a madrugada.
Friale reforça que não há previsão de ondas de frio fortes o suficiente para provocar a clássica friagem no Acre ou em Rondônia até pelo menos o dia 22 de abril. ”Não há previsão de ondas de frio polar fortes e suficientes para provocar uma típica friagem no Acre e em Rondônia, pelo menos até o próximo dia 22 de abril, porém, é bastante provável que elas não ocorram até o fim deste mês. Apenas fracas massas de ar polar deverão atingir o estado, semelhantes às três últimas, que provocaram chuvas intensas na maior parte do estado”, pontuou.