Um desvio em uma área de obra para a construção de uma ponte na região do bairro Sibéria, em Xapuri, no interior do Acre, se rompeu no início da tarde desta segunda-feira (14) deixando moradores a reserva extrativista Chico Mendes ilhados. No local, uma placa informa que o início da obra da ponta de concreto ocorreu em 27/09/2024 e deveria ter sido entregue em 28/02/2025, mas as obras nunca começaram.

Foto: Paulo Henrique/cedida
De acordo com moradores da região, choveu forte durante toda a manhã, o que fez com que o nível da água no igarapé subisse. Por volta do meio-dia, a barragem do desvio não aguentou e cedeu. Um vídeo enviado à reportagem mostra o momento do incidente.
O OUTRO LADO
A Prefeitura de Xapuri se pronunciou na noite desta segunda-feira (14) sobre o rompimento de um aterro ao lado da Ponte do Euzébio — estrutura que liga o Bairro da Sibéria à Estrada de Petrópolis —, que acabou isolando moradores.
De acordo com o município, o primeiro rompimento do aterro ocorreu no dia 14 de março, em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município. Após atuação emergencial das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o tráfego foi retomado. No entanto, uma nova chuva intensa registrada nesta segunda-feira (14) provocou novamente o rompimento do aterro, interrompendo mais uma vez a passagem no local.
“A Secretaria de Infraestrutura informa que os trabalhos para recomposição do aterro terão início já na manhã desta terça-feira (15), com o objetivo de restabelecer o tráfego o mais rapidamente possível. A atual gestão reforça que a situação da Ponte do Euzébio é uma herança da administração anterior e que está plenamente comprometida em resolvê-la de forma definitiva. Para isso, já está programada a construção de uma nova ponte em alvenaria, cuja execução será iniciada ao término do período chuvoso”, diz a prefeitura em nota enviada ao ac24horas.
Veja o vídeo:
