Os indígenas da etnia Shawadawa, das Terras Indígenas Matrinchã e Boa Esperança, localizadas na região do Rio Cruzeiro do Vale/Rio Nilo, em Porto Walter, vivem agora uma nova realidade, com água potável nas torneiras de casa.
Com recursos destinados pelo deputado federal Zezinho Barbary, a Prefeitura entregou neste domingo,13, sistemas completos de abastecimento de água nas duas localidades. O objetivo é garantir dignidade, saúde e qualidade de vida para dezenas de famílias.
“A gente esperou muito tempo por isso. Agora temos água nas torneiras e nossas crianças podem beber com segurança. A água chegou e a alegria voltou”, contou Idalécio Shãwãndawa.
As entregas foram feitas pelo prefeito César Andrade, o vice Guarsonio Melo e Deputado Federal Zezinho Barbary. César destacou o impacto positivo da ação na vida das comunidades.
“Hoje é um dia de gratidão. A água é um direito básico, e garantir esse acesso às nossas comunidades indígenas é um passo importante rumo à dignidade e à inclusão. Agradeço ao deputado Barbary pelo compromisso com nosso povo e à comunidade por essa recepção calorosa”, disse o prefeito.
O deputado federal Zezinho Barbary, disse que é gratificante ver o resultado prático dos recursos destinados por ele, por meio da prefeitura de Porto Walter.
“Fico muito feliz em ver que o investimento chegou onde realmente era necessário. Levar água para essas comunidades é levar saúde, qualidade de vida e respeito aos nossos povos originários. Meu mandato segue à disposição para continuar lutando por justiça social e por mais ações como essa”, afirmou o parlamentar.
Celebração e cultura
Na Aldeia Matrinchã, para a comemoração, a prefeitura organizou um torneio esportivo que movimentou jovens e adultos, celebrando a conquista, O torneio de futebol reuniu times das comunidades vizinhas, fortalecendo os laços entre os indígenas da região.
Confira mais fotos: