Ovos de Páscoa salgados e regionais viram febre no Acre

Por
Thais Farias

Salmão, cupuaçu, castanha-do-Brasil, batata e até frango. Ingredientes comuns em qualquer restaurante, mas que agora fazem parte do cardápio de Páscoa nos principais pontos de venda em Rio Branco (AC).


Na capital acreana, o tradicional chocolate ao leite e ovos industrializados dão lugar a sabores mais artesanais, amazônicos e, literalmente, salgados. A novidade tem atraído tanto que, mesmo semanas antes da Páscoa, as unidades esgotam diariamente das vitrines.


Depois de muitos pedidos de clientes, o grupo Deck resolveu aderir ao ovo de Páscoa de sushi. Arroz japonês empanado, muito salmão e cream cheese (queijo cremoso). O combo perfeito para os amantes da culinária asiática.


Após muitos pedidos de clientes, o Deck resolveu lançar o ovo de Páscoa de sushi (FOTO: Arquivo Pessoal/Cedida)

O gerente de marketing do grupo Deck, João Paulo Magalhães, conta que a procura pelo produto tem surpreendido. “Há pelo menos quatro anos os clientes pediam essa ideia do ovo de sushi. Este ano é a nossa primeira vez vendendo e a gente se preparou para tirar esse projeto do papel. A aceitação dos clientes surpreendeu positivamente. Tem muita gente procurando. A gente não imaginava isso. Não imaginávamos que a procura seria tão grande, mas que bom que deu certo”.


O estabelecimento está com duas equipes de sushiman, o que facilitou a produção dos ovos. Contudo, as vendas são limitadas a 10 unidades por dia. “Só estamos vendendo 10 ovos por dia para não atrapalhar muito nas nossas vendas, porque tem que ter um certo cuidado, tem a embalagem. Mais que 10 unidades atrapalharia um pouco a nossa produção. Sushi é algo muito artesanal. Desde o dia que a gente lançou, todos os dias fechamos as vendas das 10 unidades antes mesmo de abrir”, revela Magalhães.


A Coelho Doces Finos e a confeitaria artesanal Mônica Mansour resolveram apostar no uso de elementos característicos da terra, como o cupuaçu e a castanha-do-Brasil, para inovar e agradar o paladar do acreano. A ideia deu muito certo. O ovo de Páscoa ‘Acreano do Pé Rachado’ e o ‘Crocante de Cupuaçu’ são campeões de vendas nas duas empresas especializadas em doces.


Ovo de Páscoa ‘Acreano do Pé Rachado’ é sucesso de vendas na Coelho Doces Finos (FOTO: Arquivo Pessoal/Cedida)

Cristine de Sá é confeiteira e está em sua terceira Páscoa na Coelho Doces Finos. “Gosto muito de criar, então uni o cupuaçu, que é algo bem regional e a castanha, que é algo que todo mundo gosta. O ovo ‘Acreano do Pé Rachado’ teve uma aceitação maravilhosa e sempre é campeão de vendas. Em seguida, vem o ball de cookies, com brigadeiro meio amargo e temos ainda de café e maracujá”.


Além dos ovos regionais, há também de cookies, café e maracujá (FOTO: Arquivo Pessoal/Cedida)

A empresa, que atua com doces finos para festas e casamentos, também trabalha com um limite na produção dos ovos de Páscoa. “Nosso cliente acreano é aberto aos sabores da Amazônia. Estou querendo, inclusive, fazer doces com alguns produtos que ainda não faço, como açaí, tucumã, cumaru. A gente quer inovar com os sabores da nossa terra”. A Coelho Doces Finos fica na rua Duque de Caxias, número 79, bairro Estação Experimental.


Influenciada pelos clientes que apontam seus famosos bolos regionais como os preferidos, Mônica Mansour, em sua sexta Páscoa de trabalho, colocou no cardápio um ovo especial: recheado com geleia artesanal de cupuaçu acrescida de castanha. “Mais acreano impossível”, destaca.


Confeitaria Mônica Mansour capricha na embalagem como um diferencial (FOTO: Reprodução)

O primeiro contato de Mônica com a confeitaria foi aos 18 anos, ajudando a sogra na produção de bolos e doces. Depois de migrar para a admistraçao pública e docência, onde ficou por 20 anos, voltou a trabalhar com doces. “Sempre fui apaixonada pela confeitaria e há 7 anos vivo exclusivamente dela”.


Segundo a confeiteira, o mercado na época de Páscoa amplia a cada ano. “Além das lojas de grandes marcas, surgem cada vez mais profissionais trabalhando com ovos artesanais. Com isso, precisamos nos reinventar e criar novos sabores que atraiam e agradem o paladar dos clientes”.


Por lá, todos elogiam o sabor e a combinações dos ingredientes nos ovos. “Dos sabores regionais, sem dúvida o creme de moça com geleia de cupuaçu e castanha é o preferido. Nossos produtos regionais são bem elaborados e têm agradado cada vez mais o paladar dos nossos clientes”.


Crocante de cupuaçu lidera os preferidos entre os clientes (FOTO: Reprodução)

A confeitaria Mônica Mansour capricha na identidade visual das embalagem, o que, segundo a proprietária, tem sido um diferencial. “Trabalhamos com uma equipe alinhada e treinada para atender o maior número de pedidos”. O espaço fica na rua Rio de Janeiro, número 1.846.


E não para por aí. O Atelier das Gostosuras decidiu ir além e passou a produzir ovos de Páscoa sabores coxinha e empadão de frango. “Pegamos aquele salgado que todo mundo ama aqui no Atelier e trouxemos ele na versão ovo de Páscoa”, publicou nas redes sociais a proprietária, Pamela Souza, no lançamento dos ovos salgados.


Ovos salgados do Atelier das Gostosuras atraem o público (FOTO: Reprodução)

O ovo de coxinha ainda tem duas opções de recheio: frango com catupiry ou carne seca. “A gente entrou na onda e trouxe a versão do queridinho da vez”. O Atelier fica na rua Pernambuco, número 435, bairro Dom Giocondo.


Compartilhe
Por
Thais Farias