Menu

Fundação Hospitalar realiza 99º transplante de fígado no Acre e se torna referência no mundo

Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O médico infecto-hepatologista Dr. Thor Dantas usou as redes sociais nesta sexta-feira (11) para anunciar que o Acre fez o nonagésimo nono (99º) transplante de fígado. De acordo com Dantas, o Acre pode ser o estado com a maior experiência em transplante para pacientes com hepatite delta no mundo.

“Estou chegando na Fundação nesta sexta à noite para ver o cuidado em UTI do nosso 99º transplante de fígado do Acre, mais um paciente com hepatite B e delta, a principal indicação de transplante na nossa lista local”, disse Dantas.

Anúncio

A hepatite delta só ocorre em quem tem também a hepatite B. A hepatite delta é a menos comum das hepatites virais, mas ao mesmo tempo, a mais grave, pois é a que mais frequentemente e rapidamente progride para as complicações, tais como cirrose (destruição, cicatrização e perda de função do fígado) e câncer primário do fígado ou carcinoma hepatocelular (CHC).

Segundo o médico acreano, os dados levantados pela equipe da Fundação Flaviano Melo antes e após os transplantes são inéditos na literatura médica. “A gente, provavelmente, é hoje o lugar do mundo com maior experiência em transplante em paciente delta do mundo, e os dados que a gente tá vendo aqui de cargas virais antes e depois dos transplantes são inéditos, vamos ter coisa muito interessante pra mostrar para o mundo inteiro”, afirmou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.