Categorias: Blog do Crica

A força das mulheres

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

As mulheres são minoria na Assembleia Legislativa, a composição da casa é formada apenas pelas deputadas Maria Antônia (PP), Antônia Sales (MDB) e Michelle Melo (PDT). Pouco, muito pouco, para um eleitorado majoritário. As duas primeiras são veteranas de vários mandatos. Trilham caminhos diferentes: Maria Antônia trilha por uma atuação mais social, com casas de apoio para abrigar famílias que vêm dos municípios em busca de tratamento de saúde, sempre dedicada à causa dos hansenianos e por melhoria na saúde pública. É voltada ao extremo a este tipo de ação. Antônia Sales molda o seu mandato em cobranças ao governo por melhorias, principalmente, no sistema de saúde. Não teme em denunciar o que considera errado no governo e cobrar promessas para beneficiar os moradores do Vale do Juruá. Sempre foi uma guerreira na tribuna. Michelle Melo, de primeiro mandato, não foge a um enfrentamento, especialmente, quando tem de fazer cobranças ao governo para atender direitos dos servidores e da faixa social dos menos favorecidos. É uma grata surpresa no parlamento. Uma voz sempre altiva. Pelas estruturas e base eleitorais que possuem e por mérito, somente se acontecer um ponto fora da curva é que deverão deixar de voltar para novos mandatos na ALEAC. Quem sabe, novas mulheres não se elejam no próximo pleito, para aumentar a bancada feminina e mais vozes sejam somadas às atuais parlamentares, para bradar na defesa das causas das mulheres. Assim se espera. A próxima legislatura da ALEAC seria bem melhor com um maior número delas. Com certeza.


SURRA NAS REDES SOCIAIS


Esta moça estudante de medicina, Su Mesquita, que é acreana, praticou xenofobia contra os acreanos, ao qualificá-los de “sebosos”, entre outras adjetivações preconceituosas, teve o que merecia. Levou uma surra de reações negativas à sua pessoa nas redes sociais, como em poucos momentos se viu. Até a mãe do governador Gladson, Linda Cameli, reagiu duramente contra ela. A UFAC, o Curso de Medicina, o Sindicato dos Médicos, emitiram notas de repúdio às suas postagens. E, para completar, foi acionada pelo MP por crime de xenofobia, que equivale a racismo. É o que dá falar sem pensar na consequência.


FOI UMA MALDADE


Já em relação ao seu pai, o secretário Assurbanipal, que integra o governo do Gladson, recebeu ataques duros nas redes sociais, mas injustificados. Foi uma postagem pessoal da sua filha Su Mesquita, que fugiu ao seu controle e não teve seu respaldo. Até já se posicionou repudiando o ato da filha. Não há como colar a figura do pai ao ato desatinado da filha. Não misturamos as coisas. É uma maldade lhe atacar pelo ato que não cometeu.


CUTUCANDO O BOCA


O senador Alan Rick (UB) deu uma cutucada no velho Boca em fala no Senado, ao lhe mostrar como um gestor que é contra acabar com os lixões no estado ao colocar empecilho a um projeto moderno que apresentou para sanar o problema. Essa é uma briga que vai longe. Estarão, com certeza, em palanques distintos na disputa do governo em 2026.


MUITO IMPROVÁVEL


O senador Sérgio Petecão (PSD) teve ontem uma conversa reservada com o ex-prefeito Marcus Alexandre. Na pauta, a sucessão estadual e alianças. Pelo que soube, é muito improvável que Marcus dispute um cargo majoritário em 2026.


NÃO VAI MUDAR NADA


Falando ontem ao BLOG, o senador Sérgio Petecão (PSD) comentou que, embora tenha boas relações com a vice-governadora Mailza Assis, ele é questionado no seu grupo que uma vitória da Mailza seria manter no poder todos os que estão em cargos do primeiro escalão do atual governo, sem espaços para os outros aliados. Disse que, se procurado, não vai se furtar a conversar com o senador Alan Rick (UB), mas só decidirá com quem o PSD vai se aliar, no próximo ano.


ÚNICO PONTO


O único ponto que concordo com o extremista de direita, deputado federal Ulysses Araújo (UB), é com este seu projeto para acabar com a liberalidade das audiências de custódia, de soltar quem cometeu roubo, crimes hediondos, associação criminosa e reincidentes, mas decretar prisão preventiva nas suas apresentações em juízo. O projeto é simpático à classe policial.


FORÇA PODEROSA


Não se pode negar que ter o apoio de 14 prefeitos, dezenas de vereadores, deputados estaduais e federais e do governo, é uma força poderosa a serviço da candidatura de Mailza Assis (PP) ao governo. A conferir ao longo da campanha se a lealdade desse grupo vai continuar, o que dependerá muito das pesquisas eleitorais.


VAI TER ENCRENCA


Ex-prefeitos e os que continuaram no cargo vão ter problemas para explicar ao TCE – deu prazo de 90 dias – como aplicaram os valores das emendas PIX. Sabe-se que, em alguns casos, com essas emendas houve uma farra financeira, que são recursos federais.


PADRINHO PODEROSO


A empresa de transportes RICO deve ter um padrinho poderoso na prefeitura da capital, porque presta um péssimo serviço à população, com ônibus velhos caindo aos pedaços, e continua prestigiada pelo poder municipal. E o prefeito Bocalom, que na campanha prometeu um serviço de qualidade, se cala ante o descaso.


BRINCAR COM A POPULAÇÃO


Cada vereador de Tarauacá tem direito a receber 1.550 reais mensais como vale-alimentação. É brincar com a população de um município pobre e carente. Só que outros poderes, também, pagam esses benefícios aos seus integrantes. E servem de péssimo exemplo. E depois vêm arrotar moralidade. E ficam todos com telhados de vidro.


NÃO MUDOU NADA


Muita gente criticou o prefeito de Brasiléia, Carlinho do Pelado, por aparecer em uma gravação – mamado e dançando pole dance. Todo mundo na cidade sabia que gosta de emborcar uma cerveja, e o elegeram assim mesmo. Como bebe com o seu dinheiro, em hora de folga, ninguém tem nada com isso. E, viva Baco!


SENDO PRAGMÁTICO


O senador Márcio Bittar (UB) está sendo pragmático quando não declara quem vai apoiar para o governo em 2026. Não se sabe nem qual será o cenário da disputa e que personagens estarão no jogo. Pode haver uma mudança geral no panorama atual.


ZERO E ZERO


No quesito moralidade, os candidatos a governador Mailza Assis e Alan Rick, ficam no zero a zero. Não se conhece de ambos nenhum deslize administrativo ou moral. Pelo menos neste ponto não devem se atacar.


MDB FECHADO


A maioria do MDB está fechada e deve reconduzir Vagner Sales na eleição de agosto, para novo mandato na presidência do partido. Deverá ser uma recondução por aclamação.


PREFEITOS COM ALAN


Railson Ferreira (Feijó), Rosana Gomes (Senador Guiomard) e Olavinho (Acrelândia), Manoel Maia (Capixaba), são até aqui os prefeitos que estão fechados com a candidatura ao governo do senador Alan Rick (UB).


FESTA DO PP


Comissionados do governo estavam sendo convocados ontem, para marcar presença hoje no ato de apoio do PP à candidatura de Maila Assis para governadora. Prefeitos, vereadores, secretários, deputados, deverão estar presentes ao encontro. A sede do PP será pequena para abrigar a turma do poder e adjacências. Cada um joga com as cartas que tem.


FRASE MARCANTE


“Quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.”
Nietzsche.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge