Categorias: Acre

Sindmed cobra apuração rigorosa após repercussão da fala de estudante

Por
Da redação ac24horas

A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) divulgou nesta quinta-feira, 10, uma nota pública de repúdio às postagens de teor xenofóbico realizadas pela estudante Su Mesquista do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac). As mensagens ofensivas, publicadas na rede social X (antigo Twitter), causaram ampla indignação na comunidade acadêmica, profissionais da saúde e na sociedade acreana.


Na nota, o Sindmed-AC solicita a abertura de um procedimento rigoroso por parte da instituição para apurar os fatos e aplicar uma punição exemplar. “Rogamos a abertura de procedimento para que haja apuração rigorosa dos fatos, punindo de forma exemplar os atos que desrespeitam e mancham o bom nome da instituição de ensino”, diz o documento.


A entidade também ressaltou que a Medicina é uma profissão comprometida com a vida e com a dignidade humana, e que não há espaço, na formação médica, para comportamentos discriminatórios. “Na medicina não cabem ações ou discursos que possam atentar contra a vida e contra a dignidade humana”, pontua a diretoria.


Embora a estudante ainda não esteja habilitada a exercer a profissão, o sindicato relembra os Princípios Fundamentais do Código de Ética Médica. “A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza”, encerrou.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas