O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanipal Mesquita, divulgou uma nota pública nesta quinta-feira, 10, em solidariedade à população acreana, após a repercussão negativa causada por declarações da filha, a estudante de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), Assúria Mesquita.
A jovem, identificada nas redes sociais como Su Mesquita, viralizou ao publicar comentários ofensivos contra o próprio estado em que nasceu e estuda. As postagens, feitas na rede X (antigo Twitter), incluíam falas como “tenho asco de acreanos” e “quando me formar, vou estudar tanto para passar numa residência que seja bem longe desse umbral”.
Em resposta à repercussão, o pai da estudante afirmou não compactuar com as falas da filha e manifestou apoio às pessoas que se sentiram ofendidas. “Nossa família não compactua com as mesmas [falas] e também nos indignamos. Tomamos as medidas devidas e uma avaliação profunda sobre este fato”, escreveu.
No texto, o secretário destaca a importância de empatia, respeito e responsabilidade como pilares fundamentais da convivência social. Segundo ele, Su reconheceu o erro, refletiu sobre o impacto de suas palavras e já realizou uma retratação pública nas redes sociais. “É fundamental reconhecer o impacto das palavras e ações, e, neste momento, é nosso dever ouvir, aprender e evoluir. Estamos todos em um processo constante de formação e conscientização. A empatia, o respeito e a responsabilidade são pilares fundamentais que devemos cultivar em nossas relações e na nossa sociedade. Essa é a educação que repassamos à nossa filha”, pontuou.
Ao final, o secretário Assurbanipal Mesquita manifestou solidariedade às pessoas atingidas pelas falas da estudante e reforçou o compromisso com o respeito e a convivência. “Aos que se sentiram ofendidos, deixo minha mais profunda solidariedade. Estamos juntos na busca por um diálogo construtivo e pela promoção de um ambiente onde todos possam ser respeitados e valorizados. Agradeço a cada um de vocês pela oportunidade de refletirmos sobre nossas atitudes e pelas lições que podemos aprender juntos”, concluiu.