O Censo Escolar da Educação Básica de 2024, divulgado nesta quarta-feira, 9, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelou que 48,2% das escolas da rede básica de ensino no Acre possuem pouco acesso à internet.
A pesquisa avaliou a infraestrutura das instituições de ensino em todo o território nacional e destacou que, apesar do avanço no acesso à internet em muitas regiões, ainda há disparidades significativas, especialmente na Região Norte.
Além do Acre, os estados do Amazonas (58,1%), Roraima (61,9%), Pará (66,4%) e Amapá (67,3%) também apresentaram índices baixos de conectividade escolar, com menos de 70% das unidades de ensino com acesso satisfatório à internet.
O levantamento mostra ainda que o acesso à internet banda larga das escolas acreanas também deixa a desejar. Apenas
27,7% das escolas tem acesso à banda larga no Acre.
Amazonas (39,3%), Roraima (43,2%), Amapá (45,8%) e Pará (51,4%) completam a lista dos estados com menos de 60% de cobertura nesse tipo de conexão.
De acordo com o MEC, a conectividade nas escolas é um fator estratégico para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, sobretudo diante da crescente utilização de recursos digitais e plataformas online no cotidiano escolar.