Foto: Whidy Melo
A Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu, nesta quinta-feira, 10, um evento em Rio Branco com o objetivo de reforçar a cultura de integridade no setor público e privado. A solenidade, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, reuniu representantes de diversos órgãos e instituições, incluindo o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, além de parlamentares, prefeitos e representantes de entidades empresariais.
Durante a programação, foram celebrados termos de cooperação com órgãos como o Tribunal de Contas do Estado do Acre e firmados pactos voltados à ética na gestão pública e à responsabilidade empresarial. Segundo o ministro Vinícius Marques, as auditorias da CGU têm como foco não apenas o controle de recursos federais, mas também a melhoria das políticas públicas em parceria com estados e municípios.
“Não adianta a gente fazer política pública isolado lá em Brasília. Nós temos que estar juntos com os estados, com os municípios e as nossas auditorias, elas ajudam muito para calibrar essas políticas, para melhorar essas políticas e com a participação da população.” afirmou.
Um dos principais destaques foi a assinatura do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial com o Sebrae e a Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), que passam a apoiar a adesão de empresas a práticas de integridade no ambiente de negócios. O secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Viana, explicou que está sendo implementado um projeto específico no estado que oferece, gratuitamente, uma ferramenta de autodiagnóstico às empresas.
Foto: Whidy Melo
“Essa é uma iniciativa que está rodando o Brasil inteiro, buscando firmar aqui uma provocação com as empresas, que elas possam ter acesso a uma ferramenta que a CGU desenvolveu que vai permitir que elas possam fazer um autodiagnóstico para saber se estão aderindo às melhores práticas de integridade”, disse.
O evento também marcou a adesão das prefeituras de Sena Madureira e Feijó ao programa Time Brasil, voltado ao fortalecimento da integridade nos municípios. O superintendente da CGU no Acre, Osmar Nilo Neto, destacou que a proposta é promover a melhoria da gestão pública com mais ética e eficiência.
“É um momento importante de valorização da atuação da CGU no Acre. O Time Brasil ajuda os municípios a implementarem mecanismos de integridade.”
Para o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, o evento possibilita estreitar laços e entender melhor como executar recursos federais com responsabilidade.
Foto: Whidy Melo
“Temos que estar próximos dos órgãos de controle para executar da melhor forma nossas emendas. Um evento como esse evita erros e fortalece a gestão”, declarou.
Ao ac24horas, o prefeito também comentou sobre a situação do município diante das recentes enchentes que atingiram Tarauacá.“Estamos ainda no inverno, enfrentando dificuldades desde os trapiches até as ruas, a situação da saúde, mas acredito que com parcerias entre os poderes vamos conseguir restabelecer Tarauacá”, disse.
A mobilização no Acre faz parte da estratégia nacional da CGU para disseminar a cultura da integridade, aproximando os entes públicos e privados de práticas mais transparentes e eficientes.