Utilizado pela Polícia Federal, o veículo blindado Scorpion se notabiliza por sua força e resistência. O modelo – que resiste a tiros de armas .50 além de ataques a bomba – serve como uma espécie de abre-alas para que as forças de segurança consigam entrar em territórios dominados por criminosos. Ele tem sido um dos destaques da LAAD 2025, feira bélica realizada no Rio de Janeiro.
O que aconteceu
O blindado 4×4 Scorpion, utilizado pelas forças-tarefas brasileiras, tem como sinônimo resistência e poder de ataque. Fabricado pelo grupo Streit, dos Emirados Árabes, ele foi projetado para ser uma resposta rápida para equipes táticas contra emboscadas e para a invasão de territórios hostis.
O veículo tem tração 4×4 e motor de 8.9 litros turbo diesel que gera 456 cv de potência. Sua estrutura pode receber metralhadoras médias calibres 7,62mm e 12,7mm.

Imagem: Reprodução
Com blindagem transparente, o Scorpion ainda conta com chapas metálicas aumentando seu nível de proteção para suas intervenções de impacto. Isso garante com que ele seja resistente a minas terrestres e consiga fazer respostas táticas. Seu casco é em forma de V, garantindo uma grande distância em relação ao solo e maior rotação.
O Scorpion também conta com suspensões totalmente independentes e os sistemas de freios foram feitos para garantir o peso total do veículo e carga útil em todos os terrenos.
A PF tem atualmente oito veículos deste tipo em serviço no Brasil. Um dos modelos foi destaque da LAAD 2025, feira da indústria bélica realizada no Rio de Janeiro.