Rio Juruá sobe para 12,91 metros e fica a menos de 10 centímetros do transbordo
O nível do Rio Juruá voltou a subir e chegou à marca de 12,91 metros nesta quarta-feira (9), em Cruzeiro do Sul. A cota de transbordo é de 13 metros, o que deixa o rio a menos de 10 centímetros do limite. Em dois dias, o nível subiu 55 centímetros — na segunda-feira (7), marcava 12,36 metros.
Apesar da elevação, a Defesa Civil Municipal afirma que não há motivo para alarme. De acordo com o coordenador do órgão, José Lima, o aumento faz parte de um fenômeno natural chamado repiquete, que costuma ocorrer durante o período de cheia na região.
“Já era esperado que o rio voltasse a subir, não nas mesmas proporções de março, quando atingiu 13,79 metros e o município decretou situação de emergência, mas o monitoramento segue constante”, disse.
Até o momento, não houve necessidade de remoções e apenas uma família permanece em situação de aluguel social. O fornecimento de energia elétrica também segue normalizado. O risco de interrupção só é considerado quando o rio ultrapassa os 13,30 metros, o que ainda não aconteceu.
Equipes da Defesa Civil seguem em campo, realizando vistorias e levantamentos em áreas que podem ser impactadas novamente. O trabalho faz parte do plano de contingência do município.
“Estamos a menos de 10 centímetros da cota de transbordo. Caso as chuvas continuem, o rio pode ultrapassar esse limite nos próximos dias, mas o município está preparado. Nossas equipes estão de prontidão para agir com rapidez”, reforçou o coordenador.
Em caso de necessidade, os contatos disponíveis são o 193 (Corpo de Bombeiros) e o (68) 99965-6237 (Defesa Civil Municipal).
Com informações do Juruá Online