Menu

Rio Branco terá reuniões quinzenais para discutir combate às arboviroses

Foto: Val Fernandes/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco criou, nessa terça-feira, 8, uma Sala de Situação na Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de reforçar o combate às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya. A estrutura vai funcionar com reuniões quinzenais e contará com representantes de todas as secretarias do município.


Apesar de o número de casos estar controlado até o momento, o poder público decidiu se antecipar diante da possibilidade de agravamento com a chegada do inverno amazônico — período em que aumentam os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.


Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Semsa, Socorro Martins, o objetivo é construir um plano de ação eficaz. “A prefeitura pretende elaborar um planejamento sólido para conseguir manter os casos estáveis, mesmo em período invernoso.”

Anúncio


Ainda de acordo com ela, o espaço será voltado à análise de dados e à verificação do que tem funcionado nas ações de combate. “A sala de contingência tem esse objetivo de avaliar os dados e verificar se todos os objetivos daqueles planos estão sendo colocados em prática e se está surtindo efeito. Nesse momento, também vamos tirar algumas diretrizes para implementar no serviço para realmente ter uma verdadeira eficácia para a diminuição dos casos.”


O prefeito em exercício da capital, Alysson Bestene, afirmou que a gestão quer unir esforços para enfrentar o aumento das doenças transmitidas pelo mosquito e reforçou que a população também precisa fazer sua parte. “É importante a conscientização da sociedade”, disse.


“Diante dessa situação mais grave, a saúde se antecipa, montando uma sala de situação envolvendo todas as equipes da Prefeitura Municipal de Rio Branco. Essa Sala envolve todas as áreas para que a gente monte estratégias importantes para aplicá-las na prática e assim combater esse vírus. E claro, consequentemente erradiquemos e nos próximos anos não termos tanta incidência de dengue”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress