Menu

Rio Branco terá reuniões quinzenais para discutir combate às arboviroses

Foto: Val Fernandes/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco criou, nessa terça-feira, 8, uma Sala de Situação na Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de reforçar o combate às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya. A estrutura vai funcionar com reuniões quinzenais e contará com representantes de todas as secretarias do município.

Apesar de o número de casos estar controlado até o momento, o poder público decidiu se antecipar diante da possibilidade de agravamento com a chegada do inverno amazônico — período em que aumentam os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.

Anúncio

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Semsa, Socorro Martins, o objetivo é construir um plano de ação eficaz. “A prefeitura pretende elaborar um planejamento sólido para conseguir manter os casos estáveis, mesmo em período invernoso.”

Ainda de acordo com ela, o espaço será voltado à análise de dados e à verificação do que tem funcionado nas ações de combate. “A sala de contingência tem esse objetivo de avaliar os dados e verificar se todos os objetivos daqueles planos estão sendo colocados em prática e se está surtindo efeito. Nesse momento, também vamos tirar algumas diretrizes para implementar no serviço para realmente ter uma verdadeira eficácia para a diminuição dos casos.”

O prefeito em exercício da capital, Alysson Bestene, afirmou que a gestão quer unir esforços para enfrentar o aumento das doenças transmitidas pelo mosquito e reforçou que a população também precisa fazer sua parte. “É importante a conscientização da sociedade”, disse.

“Diante dessa situação mais grave, a saúde se antecipa, montando uma sala de situação envolvendo todas as equipes da Prefeitura Municipal de Rio Branco. Essa Sala envolve todas as áreas para que a gente monte estratégias importantes para aplicá-las na prática e assim combater esse vírus. E claro, consequentemente erradiquemos e nos próximos anos não termos tanta incidência de dengue”, finalizou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.