Menu

Zé Lopes quer incluir Guarda Municipal para criar estrutura de segurança

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador Zé Lopes (REPUBLICANOS/AC), usou a tribuna da Câmara de Rio Branco, nesta terça-feira (8), para defender a inclusão da criação da Guarda Municipal da capital na Plano Plurianual de Ações (PPA). A medida, em tese, obrigaria da Prefeitura de Rio Branco a se planejar estruturalmente e financeiramente para a criação da estrutura de segurança.


Segundo o vereador, a sugestão já foi levantada antes. Em 2022, o ex-vereador e atual deputado estadual Emerson Jarude colocou a questão em pauta, mas a base do prefeito Tião Bocalom conseguiu derrubar a proposta. Em seguida, enquanto foi candidato a prefeito, antes de se tornar candidato a vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene havia feito a promessa da criação da Guarda Municipal. O prefeito Tião Bocalom, no entanto, argumenta que o projeto é oneroso.


“Acho que a prefeitura tem dinheiro mais do que suficiente pra isso, porque há 15 dias atrás a base do prefeito aprovou a retirada do número máximo de cargos comissionados na prefeitura. Quer dizer, se você tira o limite de cargos comissionados na prefeitura, significa que você está pensando em ampliar esses cargos. Por que não usar uma parte desses cargos pra dar mais segurança pra população?”, questionou Zé Lopes.

Anúncio


Lopes explica que a inclusão da proposta da Guarda Municipal no PPA excluiria a discricionariedade da PMRB, e ajudaria a estancar o problema da violência em locais públicos da capital. “Quando a gente faz as indicações, o prefeito tem a discricionariedade de fazer ou não a indicação. Agora, se a gente colocar no PPA, no plano plurianual, o prefeito tem obrigação de realizar aquilo que foi indicado. Comerciantes do centro estão lutando para sobreviver naquela realidade difícil de violência, de insegurança, não só para eles, mas para as pessoas que vão passear e comprar no centro. A guarda municipal protege o patrimônio público, as escolas. Ontem mesmo tivemos um assassinato dentro de uma escola na baixada da Sobral. Eu mesmo, há 15 dias atrás fui entregar umas bolas em uma escola, lá na baixada também, quebraram o vidro do carro, roubaram meus documentos. A cidade está vivendo uma insegurança constante”, disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress