Foto: Secom/PMRB
A Prefeitura de Rio Branco está apostando no uso do bambu como alternativa natural para conter a erosão na cabeceira da ponte sobre o Igarapé Judia. Na segunda-feira (7), foram plantadas 30 mudas na área como parte de um conjunto de ações para estabilizar o terreno.
O bambu foi escolhido por ter raízes longas e resistentes, que ajudam a fixar o solo e reduzir os riscos de deslizamento. A engenheira florestal Sônia Freira explicou que, além de segurar o solo, a planta cresce rápido, se adapta bem ao ambiente e mantém a umidade do terreno.
Já a secretária de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, ressaltou que a ação é exemplo de como a colaboração entre diferentes setores pode fortalecer a prevenção de desastres naturais e recuperar áreas degradadas.
Foto: Secom/PMRB
A expectativa é que, com o tempo, o bambu ajude a estabilizar a cabeceira da ponte e evite novos problemas causados pela erosão.
O trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), responsável pelas obras de contenção, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), que liderou o plantio das mudas.