Menu

Prefeitura de Rio Branco renova decreto de emergência na ETA II

Foto: Imagem ilustrativa da ETA II I Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Rio Branco em exercício, Alysson Bestene, assinou nesta terça-feira (8), o Decreto de Emergência na Estação de Tratamento de Água II. O decreto dá continuidade ao estado de emergência assinado no ano passado, para a mesma estação, que teria fim hoje.


De acordo com Alysson Bestene, o decreto assinado hoje será publicado na tarde desta terça-feira (8), em edição extra do Diário Oficial, para garantir a continuidade dos trabalhos em caráter emergencial. “Não temos medido esforços desde o fato ocorrido em 8 de abril de 2024, onde naquele momento já foi decretada a emergência. Hoje estamos dando continuidade ao este decreto, que teve o prazo encerrado, e desta maneira vamos agir para que o abastecimento de água não ser descontinuado”, disse.


Foto: Alysson Bestene assina decreto I Whidy Melo/ac24horas

O diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco, Enoque Pereira, disse ao ac24horas que o decreto é uma recomendação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. “Estive em Brasília com o prefeito Tião Bocalom, com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cláudio Falcão, e eles até recomendaram isso. O risco de colapso não passou e o decreto serve para consolidar a informação de que realmente a situação dos desbarrancamentos naquela região se agravou ainda mais”, disse Pereira.

Publicidade


Cláudio Falcão afirmou que a vazante do rio Acre pode piorar as erosões em barrancos de onde são captadas as águas para tratamento. “Temos um risco ainda maior do que o ano passado, a partir da vazante do rio. Nós estamos hoje com 9 metros e 42 centímetros, é uma boa notícia para nós, mas a tendência é que o rio vá ter uma vazante mais forte, podendo alcançar 4 metros agora no mês de março. Com isso, aumenta o risco de erosão. Para solucionar isso, nós já temos agido através dos contratos que foram firmados com a liberação do recurso lá do Ministério do Desenvolvimento, que foi feita a liberação da primeira parcela, nós já estamos agora pedindo a segunda e terceira parcelas”, explicou Falcão.


Além da ETA II, a Estação de Tratamento de Água I, que abastece cerca de 40% da cidade, também está sob decreto de emergência desde 30 de dezembro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress