Uma jaguatirica foi encontrada ferida na noite dessa segunda-feira, 7, na Estrada da Variante, em Cruzeiro do Sul. O animal foi transferido para Rio Branco em um veículo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta terça-feira, 8. O felino passará por avaliação veterinária e receberá os cuidados necessários antes de, possivelmente, voltar ao seu habitat natural.
Um casal que trafegava pela estrada encontrou o animal caído e ferido. À princípio, os dois pensaram se tratar de um gato, mas logo perceberam que era uma jaguatirica, um animal silvestre. O resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, que se deslocou até o local e garantiu a segurança do bicho.
Frame/Vídeo
“O animal foi atropelado e apresenta alguns ferimentos. Ninguém avaliou a gravidade que ocorreu no acidente”, citou um bombeiro logo após a captura da jaguatirica.
A jaguatirica, também conhecida como ocelote, é uma espécie de mamífero carnívoro pertencente à família dos felídeos, sendo um dos dez representantes do gênero Leopardus. A principal diferença da onça, além do tamanho menor da jaguatirica, é o padrão da pelagem. A jaguatirica tem listras próximas ao pescoço. À noite é o horário preferido para caçar e são capazes de ficar até uma hora imóveis espreitando uma presa. São carnívoros e comem outros animais menores.
Assista: