A pequena Maitê Valentina, de 1 ano e 4 meses, baleada na cabeça durante um tiroteio no bairro Santa Inês, no Segundo Distrito de Rio Branco, saiu da UTI, após um mês em tratamento intensivo. Vamos continuar orando.
Resposta
O delegado da PC, Alcino Junior, responsável pelas investigações sobre o paradeiro da pequena Cristina Maria, filha da mãe assassinada brutalmente na Cidade do Povo, afirmou em resposta à coluna, que a investigação segue em andamento e que há expectativa de novas informações nos próximos dias.
Juntos e misturados
Depois de um tempo em agendas distintas, o “Zero Um” e sua vice, Mailza, se encontraram na inauguração da revitalização da Avenida Antônio da Rocha Viana, ontem, dia 7. Aliás, um evento em que ambos falaram para “dentro”, um público formado por cargos de “confiança”.
Maioria critica economia
Com o preço dos alimentos ainda em alta, a maioria dos brasileiros viu a economia brasileira piorar, um total de 55%, segundo pesquisa Datafolha. A ideia de que o poder de compra dos salários vai encolher nos próximos meses também dominou os dados.
Ginecologista
Leitora do Calafate faz contato para denunciar que a comunidade está sem ginecologista na região. Nos três postos de saúde que há na comunidade, só havia especialista em um. E este especialista pediu para sair. Quem precisar, tem que ir para o posto do São Francisco. A coluna falou com o secretário Rennan Biths, que prometeu solucionar o caso.
“Entrega” sem o santo
O governo do Acre realizou mais uma “entrega”, desta vez, de maquinários – 15 rolos compressor – sem a presença do “santo”. Fruto de emenda do senador Sérgio Petecão, o secretário de obras, Ítalo Lopes, se resumiu a informar que o investimento foi da bancada federal.
Vícios da politicagem
O engenheiro Ítalo Lopes faz um trabalho de excelência frente à Seop. Conseguiu, até aqui, tirar a instituição das páginas policiais. Que pena ter sido influenciado pela politicagem. Ao usar suas redes sociais e omitir o nome do senador Petecão como o autor da emenda de aquisição do maquinário, certamente, cumpriu ordens superiores. Perdeu uma oportunidade enorme de ser autêntico.
Mais números
Mesmo com as mortes violentas no Taquari e na Cidade do Povo, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado apresentou dados informando redução de 19,31% nas mortes violentas intencionais em todo o Acre, sendo 33% de redução em Rio Branco. O coronel Gaia afirma que isso é fruto do esforço contínuo das forças de segurança.
Nada é por acaso
Na gestão Bocalom, a falta de planejamento parece ser estratégia. Prova disso são os R$ 9 milhões destinados à compra de bombas e tubulações para as ETAs da cidade em uma licitação emergencial.
No banho maria
A Comissão de Licitação da prefeitura de Rio Branco ainda não definiu os rumos do pregão de aquisição de produtos químicos para o abastecimento de água na capital. A decisão que deveria sair ontem, foi mais uma vez adiada. A estratégia, diferente do que recomendou o prefeito Bocalom, é de cozinhar o galo no banho maria.
Direita dividida
Bicudos, Bocalom e Alan Rick não se uniram em um mesmo palanque no último domingo nos atos com pedido de anistia para os presos do 8/1. O senador Alan Rick reuniu meia dúzia de militantes em frente à Aleac, enquanto o prefeito Bocalom levou centenas de cargos comissionados para o ambiente refrigerado do Afa Jardim.
Moderados e radicais
As fotos que Alan e Bocalom protagonizaram refletem a mais pura realidade do grupo bolsonarista no Acre. A turma que ganhou as eleições ano passado, diante da perspectiva de poder em 2026, se dividiu. Dia 6 foi uma prévia do que será o processo eleitoral do ano que vem.
Esquerda no divã
Pior que neste cenário, nada mudou, a esquerda de Jorge Viana segue no divã em busca de respostas para as peias coletivas que as urnas mostraram nos últimos anos. Os mais extremistas administram conflitos internos, mantêm discurso de ódio. O PT não consegue reunir nem a militância aguerrida que marcou sua chegada ao poder nos anos 90.
Ala moderada
A vice-governadora Mailza Assis optou por não participar de nenhum ato público em defesa de anistia. Com as pesquisas apontando um eleitor acreano conservador, a pré-candidata do Palácio Rio Branco preferiu dar um tempo no cardápio tradicional do bolsonarismo extremo.
Longe do palanque
Nem Gladson Cameli e nem Marcos Rocha foram à Avenida Paulista no último domingo (6) prestigiar o ex-presidente Bolsonaro e o ato nacional em defesa de anistia para os condenados do 8/1. A foto de sete chefes de governos estaduais presentes ao lado de Bolsonaro foi a grande notícia, pelo que significa para o futuro. Do Norte, apenas o governador do Amazonas, Wilson Lima, marcou presença.
Com batom
A grande sacada do movimento organizado pela turma da prefeitura no Afa Jardim foi a referência feita pela primeira-dama do município, Kelen Nunes, à cabeleireira Débora dos Santos, presa por pichar a estátua “A Justiça” com um batom vermelho durante os atos extremistas de 8 de janeiro. A frase “perdeu mané” escrita pela cabeleireira dia 8/1 é a mesma que o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, disse a um manifestante que o questionou em novembro de 2022, em Nova York.
Lula no Acre
A possibilidade do presidente Lula vir ao Acre foi anunciada novamente e, para surpresa, não partiu de nenhum extremista do estado, mas, do senador Confúcio Moura (MDB-RO).
Agenda
Em maio, Lula pousa em Rondônia para assinatura da ordem de serviço da ponte binacional entre Brasil e Bolívia, em Guajará-Mirim (RO), e a inauguração do Hospital Universitário em Porto Velho (RO). Esticar visita ao Acre ainda é uma possibilidade. O Palácio do Planalto também avalia visita a Mato Grosso.