Com suspeita de envolvimento em uma série de estelionatos que somam mais de R$ 3 milhões em prejuízos, o empresário Paulo Wires Alves do Nascimento, de 27 anos, tornou-se alvo da Operação Praga Financeira, deflagrada na manhã dessa segunda-feira (7). A ação cumpriu mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, mas o investigado não foi localizado e é considerado foragido.
As investigações indicam que ele oferecia insumos agrícolas, como sementes e fertilizantes, a preços abaixo do mercado. Para fechar o negócio, exigia pagamento antecipado, sob a justificativa de repasses a fornecedores e transportadoras. Após receber o dinheiro, não entregava os produtos e encerrava o contato com os compradores.
Dez vítimas foram identificadas formalmente até o momento, a maioria empresários e produtores do agronegócio. A Polícia Civil acredita que o número real pode ser maior. Conforme apuração do 1º Distrito Policial, Paulo usava empresas legalmente registradas — a Rhondevea Comércio Agroind Laboratoriais Ltda e a Agrocienes Brasil Serviço e Comércio Ltda — para conferir credibilidade aos golpes.
Durante as buscas, os agentes apreenderam eletrônicos de última geração, veículos, joias e materiais relacionados à atividade agrícola.