Mais de 52 mil candidatos devem participar no próximo domingo, 13, da reaplicação das provas do concurso da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), que oferta 3 mil vagas para a área da educação. O certame havia sido suspenso após denúncias de desorganização e falta de fiscalização em locais de prova no último dia 1º de dezembro, quando foi originalmente realizado.
As oportunidades são para os cargos de professor P2, em diversas disciplinas, e técnico administrativo educacional (nível médio), com regime estatutário.
As provas serão aplicadas em dois turnos: no período da manhã, os portões abrem às 7h30 e fecham às 8h; à tarde, a abertura será às 13h30 e o fechamento às 14h, conforme horário do Acre. A recomendação é que os candidatos cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando documento de identidade original e caneta esferográfica de corpo transparente, nas cores azul ou preta. Será permitida a retirada do caderno de questões apenas após duas horas do início da prova.
Os locais de prova estão disponíveis no site do Instituto Nosso Rumo, na seção “Certames em Andamento”. A organização recomenda que os candidatos levem a impressão do local de prova para facilitar o acesso.
Do total de vagas, 2.500 são destinadas a professores de áreas como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Libras, Educação Física, Braile, entre outras. As outras 500 são para o cargo de Apoio Administrativo Educacional (AAE – Nível 2).
Todos os candidatos farão provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Para os cargos de nível superior, também será aplicada uma prova discursiva. O tempo total de prova é de quatro horas.
Durante a realização do exame, é proibido portar eletrônicos, relógios, bonés, óculos escuros ou qualquer acessório que possa comprometer a segurança da aplicação. Aqueles que descumprirem as regras ou tentarem sair da sala antes de duas horas do início da prova serão eliminados.