Categorias: Juruá

Polícia resgata indígena “julgado” por criminosos no Acre

Por
Sandra Assunção

Um indígena de 14 anos, da etnia Huni Kuin/Kaxinawá, foi torturado e estava sendo julgado pelo tribunal do crime em Tarauacá, interior do Acre, quando foi resgatado pela Polícia Militar no bairro Senador Pompeu. O caso aconteceu na última sexta-feira (4).


A guarnição da Polícia Militar foi acionada pela equipe de inteligência do Batalhão e pela Policial Civil. A informação era de que membros de organização criminosa haviam sequestrado um jovem para disciplinar na casa de um homem conhecido por “Branco”. As equipes foram ao local e os autores pularam da janela da residência para dentro no Rio Tarauacá. Evanildo de Aguiar Lisboa, o Arão, foi preso e Joel de Oliveira Davi, o Branco , fugiu com um revólver.



O menor I.J.S.S.K relatou para a guarnição que havia sido pego por Arão ao chegar em sua residência e o levado até a casa de Branco para ser disciplinado. Ele foi acusado pelos autores de ter furtado um shampoo do banheiro da casa de uma mulher do bairro. O menor disse que em torno de sete pessoas estavam no local. O rapaz disse que os suspeitos ligavam para o “geral”, que ordenou agredi-lo com palmatória, acertando 15 vezes nas mãos do adolescente.


Na fuga, os criminosos deixaram para trás as armas, a palmatória e 5 gramas de maconha. Segundo a PM, Arão já participou de outras ações de disciplina. Teria torturado e arrancado um dedo do usuário de entorpecente e autor de diversos furtos, identificado como Thiago.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção