Foto: Whidy Melo/ac24horas
Um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas de moradores do bairro Castelo Branco, em Rio Branco, contra a mudança do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP para a região, chegou na manhã desta segunda-feira (7) na Câmara Municipal e à Assembleia Legislativa do Acre.
Afonso Rocha, comerciante no bairro Castelo Branco, informou ao ac24horas
que além do abaixo-assinado entregue nas casas legislativas, a população do bairro se reunirá nesta tarde para discutir a judicialização do caso. “Vamos entrar na justiça, porque se o centro POP vier pra cá vai ficar pior do que já é”, explicou.A proposta da Prefeitura de Rio Branco de transferir o Centro Pop, serviço essencial de atendimento à população em situação de rua, para bairros mais afastados da região central da cidade, tem gerado apreensão entre os usuários do serviço.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, João Marcos Luz, utilizou suas redes sociais na semana passada para defender a proposta de mudança do Centro Pop como uma ação voltada à recuperação de pessoas em situação de rua. Segundo ele, a medida não representa uma tentativa de “transferir o problema”, mas sim uma solução estruturada que inclui um novo espaço com infraestrutura adequada.
“Não se trata de esconder o que todos já sabem. Nós temos irmãos nossos que precisam de apoio. É justo tirá-los da situação de risco social oferecendo um serviço de qualidade”, afirmou o secretário.