Sete pessoas, entre elas um policial Militar e outro Penal, foram presas suspeitas de participação em um esquema de extorsão a garimpeiros, no distrito de Moraes de Almeida, em Itaituba, sudoeste do Pará. Segundo a polícia, o grupo se passava por agentes do Ibama e prometia parar com as fiscalizações ambientais caso os garimpeiros pagassem cerca de R$ 900 mil reais aos criminosos.
Na última semana, um dos empresários teria adiantado parte do dinheiro, no valor de R$ 300 mil, mas quando os criminosos chegaram para buscar a outra parte, os garimpeiros exigiram documentos que comprovassem que eles eram agentes do Ibama.Como não apresentaram, os garimpeiros ficaram revoltados e ameaçaram linchar o grupo. A Polícia Militar precisou intervir na situação e conduziu os sete homens para a delegacia.
Na Delegacia, o delegado fez buscas e descobriu que o mesmo grupo já havia atuado de forma semelhante em garimpos de Uruará, também no sudoeste do Estado, há poucos meses. Eles foram presos por extorsão, fraude, falsidade ideológica e associação criminosa.