Em dois meses, Nicolau Jr. já visitou metade dos prefeitos e vereadores do Acre

Por
Da redação ac24horas

Quando pegou a BR-364 sentido ao Vale do Juruá, no início do último mês de março, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior, estava inaugurando um modelo nunca antes praticado por um presidente do legislativo estadual: ir ao encontro dos gestores e vereadores de cidades do interior para estreitar as relações institucionais e ouvir as demandas.


Naquela viagem, Nicolau se reuniu com os prefeitos e vereadores de Manoel Urbano, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.


Dos parlamentares mirins vieram a maior parte das reivindicações, com ênfase para recuperação de ramais e investimentos na saúde. Os prefeitos não fugiram à regra, e colocaram a destinação de emendas como a melhor forma de ajudar os municípios.


“O presidente vir na casa da gente se prontificar a nos ajudar, é um gesto que demonstra o tamanho do comprometimento com quem mora nas cidades distantes da capital”, disse, naquela ocasião, Zé Luiz, prefeito de Mâncio Lima.


Na Câmara de Cruzeiro do Sul, os vereadores uniram assinaturas e solicitaram que Nicolau intermediasse uma audiência pública para tratar da recuperação de ramais na segunda maior cidade do estado.


Agenda no Alto Acre


Na última quinta feira (3), Nicolau organizou a equipe e partiu em direção ao Alto Acre para estreitar as relações institucionais com representantes das cinco cidades da regional. Em Capixaba, o prefeito Manoel Maia, do União Brasil, enalteceu a iniciativa do presidente da Aleac e disse ter reacendido a esperança de retomar as tratativas com o governo do estado, pontuando a parceria com o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) e investimentos na produção como prioridades para 2025.



Ainda no eixo da estrada do Pacífico, agora também chamada de rota do Quadrante Rondon, por onde vão passar as maiores exportações e importações do Brasil e do Acre com o mercado andino e asiático, Nicolau foi recebido pelo prefeito Maxsuel Maia, de Xapuri e por nove, dos 11 vereadores.


Na terra de Chico Mendes, ele ouviu dos representantes da população que a gestão do governador Gladson Cameli está realizando as obras que os xapurienses esperavam há mais de um século: a ponte da Sibéria e o acesso pela variante.


Quando chegou em Epitaciolândia, o prefeito Sérgio Lopes disse a frase que talvez mais impactou nas andanças de Nicolau: “é a primeira vez, em cinco anos, que recebo aqui no gabinete a visita de um presidente da Aleac”.


O deputado disse, na ocasião, que as palavras do prefeito ratificavam o propósito da visita aos municípios.


“Nossa agenda nas cidades por onde estou passado é institucional. Agora não é hora para falar de política, é o momento de união, de nos aproximarmos. Ano que vem todo mundo aqui vai seguir um rumo, mas agora nossa proposta é buscar, juntos, soluções para os problemas que vocês estão apontando“, disse Nicolau.


Ao encerrar a visita ao Alto Acre, onde também esteve em Assis Brasil e Brasileia, Nicolau Júnior reiterou que o mandato à frente da Casa do Povo vai ser participativo, plural e democrático.


Centro de Apoio às Câmaras Municipais


Em todas as 11 cidades que visitou até agora, o presidente da Aleac apresentou o Centro de Apoio às Câmaras Municipais. A mesa diretora criou um gabinete dentro da Assembleia estruturado com computadores, internet, sala de reuniões e assessoria técnica e jurídica, para ofertar aos vereadores um local onde possam, quando estiverem em Rio Branco, organizar as agendas, imprimir ofícios e outros serviços.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas