Categorias: Tricas & Futricas

Domingo é dia de golpe

Por
Da Redação

É domingo, você acordou mais tarde, mas, não está livre do mais novo golpe do pix errado. Nele, os criminosos fazem um valor aparentemente legítimo aparecer na conta da vítima e, em seguida, exigem um reembolso. O contato é via telefone.


Esquema

O criminoso transfere dinheiro para a conta da vítima e por telefone o convence a fazer devolução. O criminoso usa o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central. As instituições financeiras percebem a movimentação suspeita e retiram o dinheiro da conta da vítima. O criminoso recebe o dinheiro de volta e consegue mais uma devolução. Um rendimento de 100% em poucas horas. Muito cuidado.


Polícia no caso

Semana passada, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar deflagrou uma operação contra uma organização criminosa especializada em aplicar o “golpe do Pix”. 13 suspeitos foram parar atrás das grades.


Providências

A partir do dia 1º de outubro, em caso de fraudes, golpes ou crimes, os usuários do Pix poderão contestar transações diretamente por meio de aplicativos dos bancos, de forma 100% digital e sem necessidade de interação com o atendimento das instituições financeiras. A determinação é do Banco Central.


Gente honesta

Outro caso que repercutiu nessa semana foi o da aposentada acreana Raimunda dos Santos, que devolveu R$ 76 mil depositado por engano em sua conta. Este foi um caso de final feliz ao empresário Mayk Wislly de Sousa Freitas. Ainda tem gente honesta neste país.


Surpresa boa

O vereador Joabe Lira, que já deixou a sua marca como secretário de Cuidados da Cidade na primeira gestão de Bocalom, aprendeu rápido e está se saindo muito bem como presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco. Dialogando com seus pares, tem conseguido avançar nas pautas da Casa, dando direito de manifestação aos contras, mesmo que estes usem seus tempos de tribuna para criticarem “raivosamente” contra o prefeito Tião Bocalom.



Flores para o casal

Essa vem das redes sociais onde internautas tentaram descobrir qual hotel estavam hospedados o casal Bocalom e Kelen, prefeito e primeira-dama do município de Rio Branco, que estavam a “negócios” no Planalto. A ideia era enviar um buquê de flores para a “lua-de-mel” em Brasília. Eles perdem o amigo, mas, não perdem a piada.


Como a Funtac vai levando

A propósito, João Paulo, que é uma indicação do pai, o senador Marcio Bittar, poderia mandar atualizar o site da Funtac. Ainda consta como gestora da instituição, a ex-presidente Iuçara Souza, exonerada no bloco de “indicados” do senador Alan Rick.


Pobre Acre

Jorge Viana tem razão quando perde a paciência e lamenta a ingerência nas empresas públicas do governo. Funtac, Anac e Ageac, há seis anos, não entregaram praticamente nada. Isso sem falar nas falidas Cageacre, Colonacre e por aí vai… ZPE que não tem extensão “ac” também entra nesse bolo dos apadrinhados, alguns, parentes, amigos ou indicados pelo “Zero Um.”


E agora, Cacique?

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa, Moisés Diniz, não veio a público explicar o porquê de o estado cair nove posições no ranking de concessão de patentes em 2024. O indicador faz parte do Pilar de Inovação do ranking de competitividade. Onde estão os nossos cientistas?


Saiu do papel

A assessoria da vice-governadora Mailza Assis, que também responde pela SEASDH, informou que um diagnóstico foi feito em 8 municípios com maior população de pessoas vivendo nas ruas. Destacou ainda que esse levantamento permitiu traçar estratégias mais eficazes e integradas de atendimento.


Resposta:

“O Acre foi o primeiro Estado do Brasil a aderir ao Plano Ruas Visíveis, que visa aumentar os investimentos para Serviços de Atendimento à População em Situação de Rua e vem dialogando com os prefeitos para que também façam adesão”.


Nove dias depois…

Cristina Maria de 2 anos, continua desaparecida após o assassinato brutal da mãe, Yara Paulino, na Cidade do Povo. Nenhuma nova informação foi dada pela Delegacia que investiga o caso. Tudo que se sabe, segundo o pai, é que a criança foi raptada.



Reforço

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Gaia, o aparato das polícias está voltado para o controle da situação na Cidade do Povo. Após o assassinato de Yara, outros três homicídios foram registrados na região. O crime organizado ordenou toque de recolher aos moradores.


Boi digital

A expressão mais adequada deveria ser “Boi virtual”. Mas o coordenador do Cadastro da Idaf usou “digital;” em declaração ao ac24agro, então vamos respeitar. Mas o fato é que, por mais que os sindicatos e associações de trabalhadores rurais chiem, o instituto está correto em padronizar o cadastramento.



Recomendação

Aliás, foi uma recomendação do Ministério Público Federal. Os casos de fraudes estavam beirando o absurdo. Pegava-se uma declaração em um sindicato ou associação qualquer dizendo que tinha uma propriedade em tal lugar e com tantas cabeças.


Roteiro

Ia-se até o Idaf com a declaração do sindicato. O Idaf referendava. Dali o roteiro era: ir a um banco público, pleiteava-se financiamento e lá se vai o dinheiro público sustentar a malandragem.


Oceano Pacífico

Houve até um caso absurdo: quando o Idaf foi fazer a fiscalização da terra que estava declarada por um desses sindicatos e associações, o georreferenciamento apontou que a propriedade estava sabe onde, leitor? No Oceano Pacífico.


Rapé federal

Será que o presidente Lula tomou um rapé durante encontro reservado com o cacique Raoni Metuktire, na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena (TI) Capoto/Jarina, em Mato Grosso?


Troca de condecorações

Raoni é um dos caciques que subiu a rampa na posse de Lula em 2023. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, concedida a cidadãos brasileiros por serviços de destaque prestados ao país. Em troca, foi oferecido a Lula um colar feito de conchas, usado pelos indígenas kayapós em celebrações.


Compartilhe
Por
Da Redação