Tocantins: polícia apura clonagem de sites de concessionárias

Por
Terezinha Moreira

Os suspeitos de integrarem um grupo que clonava sites de concessionárias de água e energia foram indiciados pela Polícia Civil do Tocantins nesta sexta-feira (4). Oito investigados estariam cometendo os crimes do estado de São Paulo e pelo menos 200 pessoas caíram no golpe em vários estados.


O esquema foi descoberto após um morador de Araguatins, no Bico do Papagaio, desconfiar de um boleto de segunda via que apresentava uma empresa fictícia como beneficiária e não a concessionária do serviço no Tocantins.


O caso foi investigado pela 10ª Delegacia de Polícia de Araguatins, que concluiu que a prática estaria induzindo os clientes a cometerem erros na hora de baixar as faturas. Eles vão responder por organização criminosa e estelionato.


Em um período de pouco mais de um mês, entre os dias 25 de outubro e 27 de novembro de 2023, a empresa do indiciado recebeu mais de R$ 52,8 mil. A maior parte do dinheiro entrou no dia 25 de outubro, mesma data em que o morador de Araguatins também caiu no golpe.


Neste mesmo dia, os policiais identificaram que a empresa fictícia recebeu 266 transferências de créditos. De forma rápida, a empresa transferia valores para as contas de outras sete pessoas que estariam envolvidas no esquema, sendo dois irmãos, a mãe deles, a esposa de um deles, e mais três envolvidos investigados. No total, oito pessoas foram indiciadas.


A polícia informou que o dono da empresa e outro investigado foram intimados a prestarem depoimento, mas não se manifestaram. Os outros investigados negaram que eram titulares das contas ou que teriam recebido dinheiro da empresa suspeitos de clonar os sites. Os nomes deles não foram divulgados.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira