Em celebração ao Dia Nacional do Sistema Braille, comemorado em 8 de abril, será realizado na próxima segunda-feira, 7, a partir das 8h, o I Colóquio: Dia Nacional do Sistema Braille, na Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, em Rio Branco.
O evento terá como foco a promoção da leitura inclusiva, o fortalecimento da acessibilidade cultural e o reconhecimento do papel do Braille na vida das pessoas com deficiência visual.
O técnico em Gestão Pública e especialista no Sistema Braille, Armando Borges, que será o mediador da roda de conversa, destacou a importância da iniciativa.
“Esse evento vai reunir diversos profissionais, servidores com deficiência visual para falarmos sobre a importância do Sistema Braille para a vida das pessoas com deficiência visual”, afirmou.
A programação do colóquio inclui palestras com especialistas e representantes de instituições voltadas à inclusão e acessibilidade. Entre os temas abordados estão o modelo de inclusão social e o modelo de inclusão médico ou biomédico; fomento à leitura inclusiva e acessibilidade cultural; o direito de pessoas com deficiência, entre outros.
Além disso, a programação conta, ainda, com uma roda de conversa com participação de pessoas com deficiência visual que compartilharão experiências sobre o impacto do Braille em suas trajetórias, abordando temas como educação, cultura, esporte, associativismo e trabalho.
O evento é promovido pela Biblioteca Pública Estadual, Fundação de Cultura Elias Mansour e Governo do Estado do Acre, com apoio do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Associação dos Deficientes Visuais do Acre (ADVI-AC), Fundação Dorina Nowill e projeto Miragina.