Dois grupos de bolsonaristas do Acre favoráveis à anistia dos presos pela tentativa de golpe de Estado, ocorrida em 8 de janeiro de 2023, realizam neste domingo, 6, manifestações em Rio Branco (AC). Com a divisão entre as lideranças, os atos ocorrerão em locais e horários distintos.
Um dos grupos, composto por bolsonaristas que se autointitulam “patriotas de verdade”, organizou uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), marcada para 8h da manhã.
Já o grupo ligado ao senador Marcio Bittar, ao prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e ao secretário municipal de Assistência Social, João Marcos Luz, se reunirá no buffet Afa Jardim, também em Rio Branco, a partir das 9h.
Os “patriotas de verdade” afirmam que Bittar, Bocalom e Luz não os representam, alegando que os políticos não prestaram apoio durante a ocupação das proximidades do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), realizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro após as eleições de 2022.
Michele Lacerda Faria., presa em 8 de janeiro nas imediações do 4º BIS, divulgou um vídeo convidando os “patriotas de verdade” a participarem do ato.
“Eu, que vivi na pele o que essas pessoas estão passando, sendo acusadas de crimes que não cometeram, quero te fazer um convite muito especial. Domingo, em frente à Assembleia Legislativa, a casa do povo, que nós possamos dar o grito de justiça, de anistia já”, declarou.
João Marcos Luz também fez uma publicação em rede social: “convido você a estar comigo, junto ao nosso prefeito Bocalom e ao senador Marcio Bittar, para demonstrarmos o desejo do povo acreano por justiça e entoarmos em uma só voz: ANISTIA JÁ!”.