Nova temporada do monólogo “Dona Helena” estreia 8 de abril em Rio Branco

Por
Da redação ac24horas

O ator e produtor cultural César Júnior estreia a nova temporada do monólogo “Dona Helena” no dia 8 de abril, no Teatro de Arena do Sesc, em Rio Branco. Com 15 anos de estrada, entre estudos e trabalhos no Rio de Janeiro, ele é o protagonista e codiretor do espetáculo que estará em cartaz de 8 a 11 de abril, com apresentações às 19h30.


“O processo de gestação dessa peça começou quando deixei o Acre, em agosto de 2010, para realizar o sonho de estudar artes cênicas no Rio de Janeiro. Ao chegar lá, percebi que tinha uma longa jornada pela frente. Foi então que decidi iniciar minha vida acadêmica na renomada escola de teatro Martins Penna, onde me deixei levar pelo bichinho da arte. Aprendi na prática o significado de empatia, resiliência e engajamento social”, compartilha o ator.


“Dona Helena” narra as angústias de um ator recém-formado em Artes Cênicas que se vê duplamente órfão. Ele lida com a saudade do ambiente escolar, repleto de colegas e mestres, e com a dor pela perda de sua avó, seu grande apoio. Ao iniciar sua carreira, enfrenta o vazio deixado pela ausência do conhecimento e da orientação de seus mentores.


Foto: Divulgação

Mergulhando em pensamentos suicidas e crises existenciais, o protagonista busca, com otimismo, a realização de seus projetos pessoais. Inspirada na vida de figuras como Kurt Cobain, Caio Fernando Abreu e Dandara, a peça é uma homenagem a todos que lutam contra preconceitos, inseguranças e a falta de empatia no dia a dia. “Espero, sinceramente, que essa peça faça tanto sentido para o público quanto faz para mim. Já enfrentei processos depressivos e combati inseguranças e preconceitos no início da minha carreira. Com essa obra, pretendo oferecer apoio a outras pessoas. Como disse Fernanda Montenegro, nós, atores, somos médicos da alma. É isso que me motiva a acordar todos os dias, buscando auxiliar por meio da arte”, enfatiza.


Com classificação indicativa para maiores de 14 anos, “Dona Helena” conta com dramaturgia, atuação e produção de César Júnior, que divide a direção com a atriz e diretora carioca Maria Luiza Mattar. Na estreia, haverá uma sessão exclusiva para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino como parte da contrapartida social do projeto. Além disso, no dia 10 de abril, a apresentação contará com tradução em libras, garantindo acessibilidade a todos. O Teatro de Arena do Sesc possui infraestrutura acessível, proporcionando um ambiente acolhedor para todos os espectadores.



No dia 10 de abril, após a apresentação, haverá também um bate-papo sobre saúde mental com os psicólogos Carolina Carvalho de Souza e JonsosNunes Júnior. Ela é especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Estado do Acre e atuano Serviço de Assistência Especializada da SESACRE desde 2006; e ele é psicólogo clínico, poeta e artista visual (Aquarelista Mandálico) e utiliza na clínica psicológica a arte e a expressividade como recursos terapêuticos e de ampliação de repertório para lidar com a vida. Atualmente, Jonsos atua na UFAC e em seuconsultório particular.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas