Foto: Whidy Melo/ac24horas
As obras de contenção na cabeceira da Ponte do Judia, que liga os bairros Canaã e Belo Jardim, em Rio Branco, começaram nesta quinta-feira (03). O problema estrutural na cabeceira, identificado no último domingo (30), levou à contratação de uma empresa local para realizar os reparos.
Segundo informações apuradas pelo ac24horas, o trabalho consiste na estabilização do solo para evitar novos deslizamentos e garantir a segurança da estrutura. O prazo estimado para a conclusão do serviço é de 15 dias.
De acordo com Marcos Antônio, encarregado da obra, a intervenção inclui a instalação de 40 estacas para reforçar a base da cabeceira da ponte. “A princípio, a gente vai fazer aqui uma barragem de contenção, vamos aplicar aqui no decorrer do trecho aqui, da cabeceira até a unificação onde está aquele rapaz trabalhando, e vamos preencher essa área com 40 estacas, vamos cravar com bate-estacas, em seguida fazer uma contenção em madeira para poder fazer o manejo desse barro, começar a compactação do zero para poder nivelar lá em cima e ficar um serviço decente agora”, explicou.
O prazo estimado para a conclusão do serviço é de 15 dias. Segundo o encarregado, embora a obra tenha sido planejada para solucionar o problema da erosão, não é possível garantir 100% de segurança, uma vez que a natureza é imprevisível.
“A segurança, a gente não pode prever a segurança em si nos 100%, porque a natureza é imprevisível. Mas é um serviço bem feito, vai ser estaqueado de metro em metro, vai ser feita a contenção com talvas reforçadas e esse deslizamento aqui, a profundidade dele está 80 centímetros, então o estaqueamento vai para 6 metros, então vai ultrapassar o deslizamento, entendeu? Então vai ficar um serviço, creio eu, que vai resolver esse problema”, afirmou.