Menu

Rio Branco tem 823 pacientes autistas em centro especializado e 393 em investigação

Governo do Acre tem investido na qualificação dos atendimentos especializados. Foto: Pedro Devani/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No Acre, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), atualmente, o Centro Especializado em Reabilitação do Estado do Acre (CER III) atende cerca de 823 pacientes diagnosticados com autismo e acompanha 393 crianças em investigação.


O CER III, unidade de referência para pessoas com deficiência localizada em Rio Branco, oferece atendimento multidisciplinar, que inclui neuropediatría, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e fisioterapia. Além disso, são realizados acompanhamentos para pacientes com diagnóstico confirmado e em processo de investigação.


O TEA é uma condição do neurodesenvolvimento que pode afetar a comunicação, a interação social e o comportamento. Como um espectro, manifesta-se de diferentes formas e intensidades, variando de quadros mais sutis a casos que demandam maior suporte. O diagnóstico precoce, aliado a um acompanhamento especializado, é determinante para estimular o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida dos autistas e de suas famílias.

Anúncio


Uma das iniciativas do Estado para garantir a prioridade no atendimento em repartições públicas e privadas é a Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-Ceptea), um documento digital que garante acesso a serviços e benefícios. O Acre é pioneiro na implementação e distribuição da carteira. O processo de solicitação pode ser realizado por meio do portal oficial do governo do Acre: https://www.ac.gov.br.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress