O programa Asfalta Rio Branco foi oficialmente cancelado pela prefeitura da capital acreana. O anúncio foi feito pelo secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, em entrevista ao ac24horas Play na tarde desta quarta-feira (2).
Segundo o gestor, o encerramento da iniciativa ocorre para dar lugar a um novo programa, que será elaborado e licitado durante o período chuvoso, para que as execuções possam ser retomadas no verão. Dos R$ 190 milhões destinados ao programa, segundo informações do gestor, sobraram R$ 40 milhões, que serão utilizados em um novo programa.
“A análise feita nessa primeira etapa do programa Asfalta Rio Branco, que atendemos boa parte da nossa cidade, a parte alta da cidade, ruas do povo que não tinha a responsabilidade da prefeitura executar. Ela, a prefeitura, executou também. A determinação do prefeito naquele período e agora, como sempre, é que a população seja sempre muito bem atendida”, afirmou Ferreira.
O titular da Seinfra destacou que o programa atendeu seu objetivo é que a paralisação ocorra para ajustes e planejamento de uma nova fase. “Daqui para frente, com esse programa, nós vamos cancelar, vamos suspender, agora como já suspendemos, estamos só concluindo a parte de arte, que é meio-fio, sarjeta, essas coisas todas, e vamos lançar novamente, vamos licitar novamente agora nessa nova gestão”, disse.
O secretário negou que a prefeitura esteja em débito com as empresas que participaram da primeira etapa do programa e reforçou que as execuções seguiram conforme demanda. “Veja só, a prefeitura não está devendo ninguém, e se tem dívida ela paga, que caixa ela tem para pagar. E a determinação do prefeito sempre foi manter os pagamentos em dias, e as empresas sabem muito bem disso. Algumas empresas sim, outras não, a qualidade de algumas, umas foram um pouco melhor, outras um pouco menor”, pontuou.
Os contratos vigentes serão encerrados antecipadamente, ainda no mês de maio, para que a prefeitura possa utilizar o período chuvoso na elaboração do novo processo licitatório. “Como também não vamos passar nem mais nenhuma demanda, então encerra ele antecipadamente, que eu quero aproveitar esse período invernoso para fazer a licitação, para no verão a gente continuar a execução”, explicou Ferreira.
O secretário negou que tenha havido qualquer irregularidade na execução. “O programa foi totalmente transparente, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, não tem nenhuma acusação, como também nenhum dos seus secretários, na execução desse programa”, afirmou.
A nova fase do projeto deve seguir os moldes da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco), que opera sob demanda. Segundo Ferreira, ajustes serão feitos para otimizar os trabalhos e garantir melhor qualidade na execução. “O que nós vamos fazer, vamos continuar basicamente o mesmo trabalho, agora com uma nova visão, com a experiência que nós tivemos dessa primeira Asfalta Rio Branco”, concluiu.