O município de Cruzeiro do Sul, que é referência na região Norte no atendimento a pessoas com autismo, conta com três serviços para o atendimento desse público: a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul -APAA,localizada ao lado do Ginásio Bezerrão; o Atendimento Municipal ao Autista -AMA, um serviço mantido pela Prefeitura; e o Centrin, uma instituição privada contratada pela prefeitura para prestar atendimento especializado.
A unidade do AMA conta com uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, educador físico, além de profissionais da área de educação aplicada e do corpo administrativo.O Centrin segue o mesmo perfil de atendimento, acrescido dos serviços de neuropsicopedagogia.
“Sabemos que ainda há muito a melhorar, mas hoje ofertamos um atendimento digno e de qualidade. O AMA acolhe e oferece serviços como fisioterapia, psicologia e atendimento psicopedagógico, enquanto o Centrin complementa com atendimentos especializados”, explicou o secretário municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira.
O prefeito Zequinha Lima reforçou que Cruzeiro do Sul é pioneira no atendimento ao autismo, tratando a questão como prioridade. “Criamos o AMA em 2021, que atende cerca de 140 crianças diariamente, além de prestar suporte aos pais. O Centrin também é essencial, assistindo mais de 150 famílias. Nosso objetivo é oferecer diagnósticos mais precoce e melhorar cada vez mais o atendimento”, afirmou o gestor.
A gestão municipal participa da Semana de Conscientização do Autismo foi aberta nesta terça-feira (1). Veja a programação, que segue até sexta-feira:
03/04 – Quinta-Feira
Atividade: Roda de Conversa: “Como eles serão sem mim?”
•Público-alvo:Pais e familiares de pessoas com autismo
•Local:Auditório Afya (Faculdade de Medicina)
•Horário:18h30
04/04 – Sexta-Feira
Atividade:Caminhada de Conscientização do Autismo
•Público-alvo:Pais e sociedade em geral
•Local: Avenida Coronel Mâncio Lima
•Horário:7h