Menu

Casa Museu resgata história do Acre e surpreende visitantes em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um espaço dedicado à preservação da memória do Acre chama a atenção de turistas e pesquisadores em Rio Branco. A Casa Museu, idealizada pelo desembargador aposentado Arquilau Melo, reúne objetos históricos que ajudam a contar a trajetória do estado, desde a época da borracha até acontecimentos marcantes da história mundial.


O museu abriga um acervo diversificado, que inclui desde máquinas de datilografar e câmeras fotográficas antigas até um caminhão da Segunda Guerra Mundial, preservado em perfeito funcionamento. Além disso, o espaço recria elementos típicos das casas de seringueiros, com retratos pintados, documentos históricos e ferramentas usadas na extração do látex.


Os visitantes que passam pelo local destacam a riqueza do acervo e a experiência proporcionada pelo próprio Arquilau, que conduz as visitas e compartilha detalhes sobre cada peça exposta.

Publicidade


“A primeira palavra que me vem é encantado por tudo aquilo que o Arquilau conseguiu recolher. Esses pedaços da história do nosso Acre, coisas que não se vê por aí. Arquilau tem informações e conhecimentos que não estão nos livros por aí, ele pesquisou. É o objetivo desse espaço, contar a história”, disse o visitante Itamar Zanin.


A Casa Museu se consolida como um dos principais espaços culturais de Rio Branco, oferecendo um mergulho na história do estado e na importância da preservação da memória acreana.


“O objetivo desse espaço é contar a nossa história. O único motivo de estarmos aqui é essa árvore”, resume Arquilau, se referindo a Seringueira.


VEJA VÍDEO:


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress