Screenshot
O repórter David Medeiros, do ac24horas play, foi até o centro de Rio Branco, nas proximidades do Terminal Urbano, para conversar com a população sobre o Dia da Mentira, celebrado nesta segunda-feira, 1º de abril. Em um tom descontraído, a reportagem ouviu comerciantes, mototaxistas e trabalhadores que passavam pelo local para saber o que pensam sobre a data e se já caíram ou pregaram alguma peça neste dia.
Entre as respostas, muitos afirmaram que não têm o costume de mentir, enquanto outros encararam a data como uma brincadeira tradicional. Um dos entrevistados destacou que “a mentira é muito feia” e que prefere sempre falar a verdade. Já outro entrevistado brincou dizendo que “todo mundo mente”, ao ser questionado sobre quem mente mais, se os homens ou as mulheres.
Além das interações com o público, a reportagem também relembrou a origem da tradição. No Brasil, o primeiro registro de uma fake news no Dia da Mentira teria sido em 1828, quando um jornal mineiro publicou a falsa notícia da morte de Dom Pedro I. A prática de pregar peças no 1º de abril acabou se espalhando pelo mundo e se tornou parte da cultura popular.
[This post contains advanced video player, click to open the original website]