Menu

Feminicídios no Acre: 118 crianças ficaram sem mãe entre 2018 e 2024

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Levantamento do Observatório de Análises Criminais do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), com dados do SINESP/PPE, SAJ/MPAC e SAJ/TJAC, aponta que 69 mulheres vítimas de feminicídio consumado no Acre deixaram 118 filhos sem mãe entre 2018 e janeiro de 2024.

Segundo informações extraídas da plataforma “Femicidômetro”, 72% das vítimas tinham filhos, enquanto 21% não possuíam e 7% dos casos não tiveram essa informação registrada.

Anúncio

Acre lidera ranking de feminicídios por 100 mil habitantes

Em 2023, o Acre ficou em segundo lugar entre os estados brasileiros com a maior taxa de feminicídio consumado por 100 mil mulheres, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O levantamento também revelou que 90% dos casos de feminicídio no estado ocorreram em contexto íntimo, ou seja, foram cometidos por companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Apenas 10% dos crimes foram classificados como não íntimos.

Perfil das vítimas por profissão

Das 69 mulheres vítimas de feminicídio no estado, a maioria exercia profissões informais ou ligadas ao trabalho doméstico. Confira a distribuição por ocupação:

Do lar: 21

Estudante: 10

Autônoma: 6

Agricultora: 4

Empregada doméstica: 3

NI (Não informado): 12

Outras ocupações: 12 (Aposentada, artista de rua, recursos humanos, assistente legislativo, atendente, bancária, cantora, corretora de seguros, diarista, gerente de restaurante, manicure, monitora escolar, vendedora e profissional do sexo)

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.