Menu

EaD: abaixo-assinado marca posição contra resolução do MEC. Entenda

Foto: Thought Catalog/Burst
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um abaixo-assinado com mais de 7 mil assinaturas se posiciona contra a publicação de uma resolução do Ministério da Educação (MEC) que deve impor restrições ao funcionamento de cursos de Ensino a Distância (EaD) no Brasil.


O documento com as assinaturas foi organizado pelo movimento “Em Defesa da EAD: Qualidade e Inclusão Social”, protocolado no Palácio do Planalto e também encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e aos ministros Camilo Santana (Educação), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secom).


Os organizadores do abaixo-assinado afirmam que a futura resolução do MEC vai ter entre os resultados a redução na inclusão social proporcionada pela modalidade de ensino. O grupo sustenta que o MEC pretende promover a suspensão da criação de novos cursos e a exigência de 50% de carga presencial para licenciaturas.

Publicidade


O entendimento do grupo é que as medidas vão “bloquear o acesso da população mais pobre à universidade”. Isto se daria por causa da capilaridade das instituições com oferta EaD, que podem atender localidades com menor número de habitantes e diversidade de cursos. Outro argumento é o preço do EaD, que seria até 70% mais baixo do que no ensino convencional.


“Nós estamos pressionando para que o governo não libere esse novo marco, que a gente entende que vai ser contra a uma série de acessibilidade das pessoas que não conseguem estudar de forma presencial. Entendemos que o ensino EaD tem que ter mais qualidade? Em muitas faculdades, sim, mas não vai ser restringindo a oferta que a gente vai resolver o problema”, defende Ricardo Deibler, um dos organizadores do abaixo-assinado.


No caso dos cursos de enfermagem, a expectativa é que o MEC determine que a carga horária passe a ser 100% presencial, ou seja, os cursos EaD serão extintos.


Procurado pela reportagem, o MEC afirmou apenas que o assunto está em fase final de análise técnica entre os ministérios da Casa Civil e Educação. “Não é possível informar prazo neste momento”, afirmou a pasta, por meio de nota.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress