Foto: Sérgio Vale
O mês de abril marca a chegada das primeiras ondas de frio polar ao Acre em 2025, trazendo uma diminuição nas chuvas e quedas bruscas de temperatura, segundo o meteorologista Davi Friale em boletim publicado nesta segunda-feira (31) no portal O Tempo Aqui. Os dados e as projeções para este ano indicam que os acreanos devem se preparar para dias mais amenos, com possibilidade de friagem, especialmente no início do mês.
Em Rio Branco, a menor temperatura já registrada em abril foi de 10,4°C, enquanto em Tarauacá o termômetro chegou a marcar 14,0°C em anos anteriores. Apesar da redução nas precipitações em relação a março, ainda podem ocorrer chuvas intensas, acompanhadas de raios e ventanias, devido ao choque entre massas de ar frio e o ar quente e úmido característico da região.
Segundo o boletim, as médias de chuva em abril são significativamente menores do que em março. Em Rio Branco, a precipitação média cai de 285,6 mm em março para 204,3 mm em abril. Cruzeiro do Sul registra 232,8 mm, contra 292,6 mm no mês anterior, e Tarauacá apresenta uma redução ainda mais acentuada, passando de 338,9 mm em março para 202,8 mm em abril. Epitaciolândia também segue essa tendência, com chuvas médias de 191,4 mm em abril, ante 274,4 mm em março.
As temperaturas máximas diárias no estado costumam variar entre 30°C e 33°C, enquanto as mínimas ficam entre 21°C e 24°C. No entanto, com a chegada das ondas de frio polar, os termômetros podem despencar para menos de 15°C, marcando a primeira friagem do ano.
De acordo com Friale, a primeira onda polar de 2025 deve atingir o Acre já no dia 1º de abril, provocando chuvas fortes, rajadas de vento e descargas elétricas. A temperatura cairá de forma moderada, mas perceptível, caracterizando a primeira friagem do ano.