É domingo e o servidor público que recebeu ontem, muitos, continuam com a conta no vermelho. Anote aí: a ministra Simone Tebet prometeu que os preços dos alimentos cairão em 60 dias. Portanto, logo após as primeiras friagens, em maio, você poderá tomar um bom café pela manhã e fazer um churrasco com picanha. Até lá, tem que ir trocando as marcas caras, como aconselhou Lula. Dá até vontade de rir para não chorar…
Cadê as cadeiras de rodas?
Alô, doutor Pedro Pascoal! O senhor tá sabendo da falta de cadeiras de rodas no pronto-socorro de Rio Branco? É, meu Brother, essa situação tem causado transtornos e constrangimentos a pacientes e familiares. Em poucos minutos, na entrada da emergência do hospital, é possível constatar a gravidade da situação: pessoas sendo retiradas de veículos e carregadas nos braços ou em macas, devido à ausência desse equipamento essencial.
Tudo passa; até o poder!
E por falar em pronto-socorro, é notável como o poder pode alterar o comportamento de certas pessoas. Uma gerente de enfermagem, com contrato provisório, ao assumir um cargo de chefia, passou a tratar com desrespeito os colegas enfermeiros e técnicos de enfermagem do PS de Rio Branco. “Essa mulher não pisa no chão, ela flutua; parece ser a dona do pedaço”.
Eventos em risco
A crise econômica no Acre continua afetando diversos setores, incluindo o de eventos. Segundo informações de fontes do setor, a realização de shows nacionais tem gerado mais prejuízos do que lucros para os organizadores, dificultando a manutenção do mercado de entretenimento no estado.
Corredores I
Diálogo de dois ocupantes de cargo de confiança do governo, sobre ordens de lá, de cá, de todo canto:
– Ei, tú fizeste o que a chefe pediu?
– Fiz, mas aí esbarrou no …
– Então, tú não fizeste!
– Mas a culpa não é minha. Como ela não tem a caneta, fica difícil.
– Vou falar com o … para resolver isso.
– O pessoal não gosta dele, mesmo ele sendo da família.
– Aí fica dificil….
Final feliz
O ex-secretário enfim foi nomeado. Lembraram dele. A novinha que ele banca ficou animada. É a gestão contribuindo para união e manutenção de laços afetivos. VIVA!
Busca no google
Para você ter ideia de como o preço dos alimentos interfere na vida dos brasileiros, nos últimos sete dias, a maior busca no google foi sobre o porquê do ovo, o café e o milho estarem tão caros. Os levantamentos têm como base registros feitos no google trends.
A nuvem política
Na política, assim como no futebol, não há espaço que fique vazio por muito tempo. Uma segunda pesquisa para as eleições do ano que vem, em menos de 15 dias, movimentou as bases, os partidos, os grupos de WhatsApp, até o café da Toinha no Mercado do Bosque. Após a derrota acachapante da Seleção Brasileira de Futebol para a Argentina, a demissão do técnico Dorival, não se fala outra coisa, a não ser no moderado, mas, crescimento de Mailza nas intenções de votos.
É vida que segue
Tem avaliação de todo gosto, para o bem e também para o mal, prevalecendo um ou outro, de acordo com a avaliação do freguês. A verdade é que o Acre ainda é um estado muito tradicional com forte influência ainda do discurso de Deus, pátria e família.
Pé na estrada
Essa semana, enquanto Alan fez agendas em Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá, a pré-candidata do Palácio Rio Branco, Mailza Assis teve compromissos em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Xapuri, Feijó, Plácido de Castro e Porto Acre. Opostos no governo e nas pesquisas, ambos sabem que “cobra que não anda não engole sapo”.
Bicho grande
O prefeito Bocalom, no seu estilo de fazer marketing sem filtro, promete agora resolver o problema de água nos próximos 20 anos. Em vídeo ele mostra o que chama de “bicho grande”, tubulação para captação na ETA II. E pra não falar o nome de Lula, cita que o dinheiro (R$ 17 milhões) é da Defesa Civil Federal. É o velho Boca sendo ele mesmo.
Olha o leão!
A Receita Federal alterou a declaração de bens e direitos do Imposto de Renda 2025 com o objetivo de tornar mais clara a prestação de contas dos contribuintes a partir deste ano. Dentre as principais mudanças, estão a inclusão de seis novos códigos para declarar joias, garagens e investimentos, entre outros bens.
Quente
A reunião para definir as prioridades da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi quente. Senador Sérgio Petecão, que estava no encontro para discutir sobre maquinários a serem comprados com emendas parlamentares, sentiu um pouco como andam maltratados os nossos agricultores.
Acerto
A criação dessa central foi um acerto. Quando se destinam maquinários e recursos para apenas um sindicato ou associação o impacto daquela verba pública fica muito limitado. Em uma central, a capilaridade é maior.
A mesma
Essa Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária é a mesma a que o então deputado Léo de Brito destinou emendas parlamentares para compra de duas caminhonetes. Repassou para a Prefeitura de Rio Branco que não entregou os veículos até hoje.
Tem futebol!
A coluna tinha prometido falar de futebol…
Mengão estreou ontem (29) no Brasileirão, campeonato de luxo do esporte que terá mais opções de transmissão. Pela primeira vez em mais de 30 anos, o certame terá seus direitos de transmissão pulverizados em diversos “players”. Fique ligado nos jogos exibidos pela Globo, Record, CazéTV (YouTube), Sportv, Prime Video e Premiere.
Música para refletir
Pra encerrar, trecho da música de Tim Maia com o título: Dia de Domingo. “Faz de conta que ainda é cedo, tudo vai ficar por conta da emoção”. Acredite, esse dueto inesquecível com Gal Costa foi ao ar em 1982 na TV Globo e ainda é um assunto bem comentado nas redes sociais.