Atleta acreano conquista 6º lugar no Circuito Paralímpico em São Paulo

Por
Da redação ac24horas

O halterofilista Fábio Mendes, 36 anos, atleta paralímpico acreano, conquistou neste final de semana o 6º lugar no Circuito Paralímpico realizado no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP). Ele esteve acompanhado do Onassis Brito, educador profissional na Secretaria de Esporte e Lazer do Acre (SEEL).


Em entrevista ao ac24horas, Fábio Mendes, que também é estudante de Engenharia Civil na Universidade Federal do Acre (Ufac), falou sobre a emoção de competir ao lado de grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro.


“Foi uma sensação incrível competir entre os melhores do Brasil, estar ao lado de grandes nomes do esporte paralímpico e medalhistas paralímpicos. Esse resultado significa o começo de uma longa caminhada em busca de bons resultados no cenário nacional”, ressaltou.


O atleta destacou que um dos maiores obstáculos foi a falta de materiais adequados para treinamento, mas comemorou a chegada de novos equipamentos ao Centro de Referência Paralímpico do Acre.


“Com a chegada do Centro Paralímpico do Acre em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e Ufac, novas modalidades foram oportunizadas para nós atletas. Além disso nos dão condições e estrutura nas competições nacionais em São Paulo. O Comitê Paralímpico Brasileiro é um sonho para todos os atletas. Todos atletas paralímpicos deveriam um dia conhecer o Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo”, destacou.


Fábio já tem agenda marcado no próximo dia dia 5 de abril, ele competirá no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, em Rio Branco, desta vez na modalidade de atletismo. Durante a entrevista, o atleta explicou como entrou no esporte paralímpico.


“Comecei através de um convite do José Ricardo, atleta de basquete em cadeira de rodas. Além do halterofilismo, pratico diversas modalidades paralímpicas (basquete, atletismo e halterofilismo). Meu técnico Onássis Brito que me treina diariamente na academia, tenho também apoio da Secretaria Extraordinária de Esporte através do secretário Ney Amorim, da Associação Paradesportiva Acreana, do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro do Acre e Ufac”, pontuou”, destacou.


Cadeirante e multi-atleta (pratica halterofilismo, basquete e atletismo), Fábio Mendes ressaltou como o esporte mudou sua vida.


“O esporte transformou minha vida e melhorou minha qualidade de vida.Para outras pessoas com deficiência que sonham em competir: primeiramente, não desistir dos seus sonhos, e segundo, busque uma modalidade que você se identifique, para que o esporte seja um lazer, não só competição”, pontuou.


Apesar dos avanços, o atleta reforça que ainda há desafios para o paradesporto no estado.”Apoio vem melhorando a cada dia, com apoio do Governo do Estado do Acre através da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, que sempre nos dá oportunidade, e o mais importante, qualifica os professores nas diversas modalidades e nos atletas de praticar diversas competições nacionais”, ressaltou.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas