Menu

Systemica vence 1º leilão do país de floresta desmatada para explorar crédito de carbono

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Systemica, empresa ligada ao banco BTG Pactual, venceu o primeiro leilão do Brasil para recuperar uma floresta desmatada com objetivo de comercializar crédito de carbono no Pará. A vencedora foi a única que apresentou oferta para concessão para reflorestamento da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu em Altamira, no sudeste do Pará, realizado pelo Governo do Pará nesta sexta-feira (28) na sede da B3, em São Paulo.


De acordo com o governo paraense, o prazo para concessão é de 40 anos para recuperar mais de 10 mil hectares de floresta em terreno público. Essa área permite a captura de 3,7 milhões de toneladas de carbono. O investimento privado é de R$ 258 milhões, com expectativa de comercializar 350 mil créditos de carbono e gerar receita total de R$ 869 milhões, além de 2 mil empregos.


O terreno concedido é parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, uma das mais pressionadas pelo desmatamento ilegal na Amazônia. A Systemica já desenvolve outro projeto de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) em uma área também de 10 mil hectares na mesma APA desde 2022.

Publicidade


Este é um modelo inédito no Brasil e um projeto-piloto de um mercado regulamento há poucos meses no país: A lei que regulamenta o setor foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2024 e é uma forma de diferentes empresas compensarem parte das emissões de gás carbônico, o CO2, um dos causadores do aquecimento global.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress