Categorias: Editorial

Terremoto atinge a região central de Mianmar e Tailândia

Por
Da redação ac24horas

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar na nesta sexta-feira (28), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Ao menos oito pessoas morreram, cinco em Mianmar e três em Bangkok, capital da Tailândia.


Ao menos 50 pessoas ficaram feridas depois que um prédio em construção desabou na cidade tailandesa.


O terremoto ocorreu 16 quilômetros ao norte a noroeste da cidade de Sagaing, por volta das 12h50, horário local, disse o USGS.


Um tremor secundário de magnitude 6,4 atingiu a região cerca de 12 minutos após o terremoto inicial, conforme o USGS.


Um morador de Yangon, que não quis ser identificado, disse à CNN: “Sentimos o terremoto por cerca de um minuto e então corremos para fora do prédio”.


“Vimos outras pessoas correndo para fora dos prédios também. Foi muito repentino e muito forte”, acrescentou.


Os tremores foram sentidos até a capital da Tailândia, Bangkok, onde um jornalista da CNN relatou cenas frenéticas em seu apartamento, com luminárias balançando para frente e para trás enquanto os moradores corriam para sair do prédio.


Outro morador da cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia, que também não quis ser identificado, disse: “Senti por cerca de dez segundos no meu quarto, percebi que não conseguiria ficar lá dentro. Então corri para a rua.”


Nas redes sociais chinesas, os usuários disseram que puderam sentir o terremoto nas províncias de Yunnan, na fronteira com Mianmar, e Shaanxi.


Uma ponte que conecta as regiões de Ava e Sagaing, desabou após os ftremores, de acordo com um vídeo compartilhado nas redes sociais.


A filmagem mostra partes da Ponte Velha de Sagaing após cair no Rio Irauádi, que corre do norte ao sul do país.


Reunião de emergência

Paetongtarn Shinawatra, primeiro-ministro da Tailândia, país vizinho a Mianmar, está realizando uma reunião de emergência após o terremoto.


Tremores foram sentidos em toda a Tailândia, incluindo a capital Bangkok e a cidade de Chiang Mai, no norte, de acordo com moradores e a agência de desastres do país.


O primeiro-ministro estava na cidade de Phuket para uma reunião no momento do terremoto.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas