Foto: Whidy Melo
No programa Boa Conversa desta sexta-feira, 28, apresentado pelo jornalista Marcos Venícius, com comentários de Astério Moreira e Luis Carlos Moreira Jorge, o Crica, os bastidores políticos do Acre estiveram em foco, com destaque para as movimentações eleitorais visando 2026.
Uma fotografia emblemática estampou a semana política. O governador Gladson Cameli e o ex-prefeito Marcus Alexandre, PP e MDB, foram vistos abraçados e conversando, enquanto o MDB é cortejado por partidos como o PP e o UB.
“A verdade é que o Marcus quer ser vice da Mailza e o pessoal da Mailza [vice-governadora], quer ele de vice. O problema é que não ficou a conversa só na foto, ele teve reuniões, são movimentos fora do esquadro, teve uma reunião do Tanizio com os vereadores e o Calixto que é o articulador político do Governo. O MDB, grosso do partido, da executiva regional, defende uma chapa Alan Rick e Jéssica Sales”, afirmou Crica.
“Eu acho que o Marcus está se precipitando. O processo eleitoral está distante e eu acho que ele deveria ter falado com o Gladson que é partidário e que qualquer conversa tem que passar pelo MDB. Fazer esse movimento direção ao governo, ele tá 100% errado. Quem conduz é o partido”, afirmou Astério Moreira.
Ainda no programa, Crica comentou sobre as alternativas que Alan Rick, senador, pode adotar para se posicionar frente aos impasses envolvento a futura federação União Brasil e Progressistas. “O Duarte afirmou que acha que vai ter a federação e que o Alan só sai se ele sentir que ele não vai ser o candidato a governador pela federação. A tendência dele é ir pro MDB, até outubro, ele resolve isso”, pontuou Crica.
Astério também comentou sobre a possível disputa interna entre Mailza Gomes e Alan Rick dentro da futura federação formada pelos partidos PP e UB, que deve ser uma das batalhas mais intensas nos bastidores do Acre.
“Dentro do governo, da Aleac e dentre os federais como Socorro Neri e José Adriano declararam apoio a Mailza. Os deputados da base precisam da estrutura dentro do governo para ganhar eleição”, apontou Astério Moreira.
Os jornalistas comentaram as trocas de figurinha entre o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Nicolau Júnior (PP) e a visita institucional do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL). Esse é o terceiro encontro entre os dois em menos de 30 dias. Os encontros têm aumentando os burburinhos de uma aliança entre os dois envolvendo as eleições de 2026.
“Tem duas disputas na arena, a primeira é do Alan, mas dentro do PP tem uma disputa entre o Nicolau e a vice-governadora Mailza”, apontou.
“Ele [Nicolau] me disse que ia aumentar o número de agendas em Rio Branco pra tornar o nome mais conhecido e perguntei e ‘ele disse que a candidata que o Gladson é a Mailza, mas vou ficar aqui, se ela não der certo, não vou deixar o cavalo passar selado’ foi o que o Nicolau falou”, afirmou Crica.