Foto: ac24horas
A Defesa Civil de Rio Branco, em conjunto com a Prefeitura de Rio Branco, avançou na operação “De Volta Para Casa”, que visa o retorno seguro de famílias desalojadas pelas recentes enchentes no Acre.
Segundo boletim parcial divulgado na madrugada desta sexta-feira, 28, 86 famílias, totalizando 312 pessoas, já foram reconduzidas a seus lares após a cheia do Rio Acre apresentar sinais de vazante. Atualmente, o manancial se encontra em 10,80 m nesta sexta-feira, 28, bem longe da cota de alerta de 13,50 metros e da cota de transbordo avaliada em 14 metros.
A operação conta com 97 servidores municipais e uma frota de 17 viaturas pesadas e 5 leves para auxiliar no transporte e logística. No entanto, ainda restam 87 famílias abrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana, aguardando a liberação das equipes técnicas para que possam retornar. A previsão, segundo o coronel-tenente, Cláudio Falcão, da Defesa Civil é que até sábado, 29, todas as famílias já estejam respectivamente em suas casas, mas a operação pode ser concluída ainda nesta sexta (28).
A operação também inclui a distribuição de kits de limpeza e higiene, além de apoio psicossocial para as vítimas.