Menu

Acre defende conexão com o Peru em reunião com Geraldo Alckmin

Foto: Wesley Moraes/Repac
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) do Acre, Assurbanípal Mesquita, se reuniu com o presidente em exercício e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, nessa quinta-feira, 27, na sede do ministério, em Brasília (DF), para defender a nova conexão do Acre com o Peru, para acesso aos portos do Oceano Pacífico via Cruzeiro do Sul e o estado peruano de Ucayali.


Conforme publicado pela Agência de Notícias do Acre, Alckmim ouviu secretários estaduais do setor de desenvolvimento sobre o assunto. A previsão é de que as informações embasem um programa nacional na área.


O objetivo, segundo Assur, é ampliar a capacidade de atração de investimentos no estado e no país.
A nova rota acreana deve permitir o transporte das commodities – mercadorias não industrializadas, como soja e carne – para alcançar os portos do Pacífico e chegar aos mercados asiáticos.

Publicidade


“Essa proposta vai tornar o Acre esse elo, podendo atrair as cargas de commodities que hoje fluem pelo Rio Madeira e passam pelo Canal do Panamá, para que cheguem diretamente ao Porto de Chancay, no Peru, rumo à Ásia”, explicou Assur, lembrando vantagens como a redução de tempo pela rota acreana.


No encontro, Geraldo Alckmin assinou parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil para disponibilizar uma linha de crédito condicional para projetos de investimentos, no valor de R$ 11 bilhões. O objetivo, conforme o governo federal, é “aumentar a produtividade nos estados”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress