Menu

Censo Escolar apontou que escolas em Porto Acre tem deficiências graves

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Promotoria de Justiça Cumulativa de Porto Acre instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar e fiscalizar a implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da infraestrutura das escolas públicas municipais e estaduais do município.

Segundo o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), a medida busca sanar as irregularidades constatadas no Censo Escolar 2024, que revelou deficiências graves no abastecimento de água, saneamento básico, coleta de resíduos sólidos e instalações sanitárias.

Anúncio

Segundo os dados do levantamento, diversas escolas permaneceram sem acesso à água potável e esgotamento sanitário adequado, impactando diretamente as condições de ensino e a saúde dos estudantes.

A precariedade das instalações pode comprometer o desempenho acadêmico, aumentar a evasão escolar e ampliar as desigualdades sociais, especialmente entre os alunos em situação de vulnerabilidade.

Conforme o documento, os problemas de infraestrutura vão desde escolas em locais de difícil acesso até as escolas nas Vilas e também na sede do Município, tanto em unidades estaduais quanto do Município.

Um exemplo disso, é a escola Pequeno Príncipe, localizada na Vila do V, que segundo o Censo Escolar 2024 piorou no quesito problemas relacionados à infraestrutura de esgoto. Além desta, são mais de 15 escolas citadas com problemas no acesso à água potável e esgotamento sanitário.

Diante desse cenário, o Ministério Público determinou uma notificação à Prefeitura Municipal de Porto Acre, à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEE/AC) e ao Conselho Municipal de Educação (CME) , solicitando informações sobre as irregularidades e os planos para solucioná-las. Além disso, foi solicitada uma vistoria técnica pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC para avaliar a situação das unidades de ensino.

O promotor de Justiça Flávio Bussab Della Líbera, responsável pelo procedimento, destacou que garantir condições adequadas nas escolas é uma responsabilidade do poder público e um direito fundamental dos estudantes.

Fotos: arquivo Prefeitura de Porto Acre – Escola Pequeno Príncipe. 2022.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.